01 de junho de 2012 as 10:41 / Sem categoria

Membros do Conselho da Defesa Civil visitam localidades do interior

Na última sexta-feira, dia 25, os membros do Conselho Municipal da Defesa Civil estiveram nas comunidades mais castigadas pela estiagem na zona rural. Na oportunidade o coordenador municipal da Defesa Civil, Ivan Cesar Macrhy, falou dos problemas encontrados em cada localidade, da falta d’água nos açudes que abasteciam os animais e, principalmente, sobre os poços secos que forneciam água a 24 famílias que hoje estão recebendo água do caminhão pipa da prefeitura.

Além dos problemas causados pela seca, Ivan também mostrou as obras que foram realizadas em diferentes lugares com o dinheiro enviado pela Defesa Civil Estadual, após o decreto de situação de emergência, em janeiro. “Com o valor de R$ 51.900,00 enviado ao município, nós conseguimos ampliar diversas redes de água no interior, tentando evitar que o problema da falta d’água se alastre. O trabalho foi concluído há pouco em muitas localidades e em outras a obra ainda vem sendo realizada. Além disso, caixas d’água foram adquiridas e também cisternas, para que a água levada pelo caminhão da prefeitura possa ter um destino correto” explicou.

Embora obras e reparos tenham sido feitos, a estiagem ainda castiga os produtores rurais de todas as formas. Para Ivan, o ideal seria investir ainda mais em abertura de poços artesianos e ampliações de redes de água. “No entanto ficamos com as mãos amarradas, esperando outros recursos e aprovação de projetos por parte dos governos estadual e federal, uma vez que o dinheiro da defesa civil não é suficiente para tudo que precisa ser realizado e, também, a forma como investir este valor é determinada pela União: só podemos fazer reparos, não podemos aplicá-lo em novas obras estruturais” concluiu.

Além dos recursos enviados pela Defesa Civil, a prefeitura está disponibilizando o transporte de água às famílias que estão sem. A água que é utilizada para beber é oriunda do poço artesiano do parque da Expodireto Cotrijal e a água levada aos animais é retirada do açude da Jan.