01 de junho de 2012 as 17:11 / Educação, Sem categoria

Mano Changes dá um show de palestra

Foi com muita irreverência que o deputado estadual e também vocalista da banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu, Mano Changes, fez a palestra “Esse barato sai caro”, na noite de quarta-feira, dia 30, na abertura oficial do VIII Seminário sobre Álcool e Drogas – Não Jogue com a Vida, no salão de festa Cristo Rei.

Durante o encontro, Mano Changes mostrou dados alarmantes sobre os efeitos devastadores do crack para a sociedade. Segundo ele, hoje já chega a seis o número de adolescentes mortos por dia em decorrência do crack e pela violência que esta droga gera, sendo o dobro da média de jovens vítimas do trânsito. “O crack ganhou fama por ser uma droga barata. Porém, o efeito dela é muito curto no organismo, o que faz com que um viciado chegue a consumir 30 pedras da droga por dia. Isso representa mais de R$ 4.000,00 por mês” declarou. Conforme destacou, a crise de abstinência causada pelo crack é tão intensa que o usuário chega a matar por R$ 5,00 para comprar a pedra. “Este é o principal problema gerado pelo crack: a banalização da violência”.

Mano Changes falou dos efeitos causados pela droga, como a perda precoce dos dentes, úlceras, diarreias e gastrite, além da impotência sexual, deixando claro aos jovens que não há vantagem alguma no consumo da droga.

Para interagir com os participantes, o vocalista da Comunidade Nin-Jitsu deixa seu lado artístico falar mais alto e usa muito de seu talento. Começou a reunião com um rap que diz assim: “Diga não à violência, diga não à alienação; em uma escola divertida a gente aprende de montão”. Depois da rápida apresentação, Mano distribuiu folhas de ofício para os participantes, instigando-os a escrever poesias e rimas, para no final do evento dar sequência ao rap. O rap feito em Não-Me-Toque pode ser conferido no link: http://www.youtube.com/watch?v=K6XJDWpkzl4&feature=youtu.be.

O Seminário Municipal sobre Álcool e Drogas – Não Jogue com a Vida, que foi criado pela Lei Municipal nº. 3.048 de 15 de março de 2005 é de autoria do vereador Valdir Alberi Kirst e o mesmo é organizado pela Secretaria de Educação Cultura e Desporto.