17 de maio de 2012 as 10:23 / Governo, Sem categoria

Prioridades já estão elencadas através da Participação Popular e Cidadã

Na última terça-feira, dia 15, foi realizada uma audiência pública no auditório da prefeitura para serem debatidas as prioridades locais e regionais para o orçamento estadual de 2013, através do programa do Governo do Estado – Participação Popular e Cidadã.

O valor a ser destinado a Não-Me-Toque é R$ 226.286,66 e durante reunião foi escolhido aplicar este valor em cinco prioridades diferentes:

– Redes de água e poços (comunidades rurais) – R$ 40.000,00;

– Habitação (PSH) – R$ 70.000,00;

– Segurança (conserto de telhado da delegacia) – R$ 30.000,00;

– Academias ao ar livre – R$ 26.000,00;

– Segurança (viatura para Brigada Militar) – R$ 60.000,00.

Também, na mesma reunião, foram definidas prioridades regionais que incluam Não-Me-Toque no orçamento estadual de 2013:

– Centro de triagem de lixo;

– Instalação de Corpo de Bombeiros e compra de veículo para combate a incêndios;

– Pavimentação da VRS 451 Não-Me-Toque/Colorado;

– Pavimentação da ERS 142 Não-Me-Toque/Carazinho;

– Polo de Ensino de Tecnologia Mecanizada.

Para a escolha das prioridades tanto locais como regionais, estiveram presentes na audiência o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE Alto Jacuí), Roberto Visoto, que também é vice-prefeito de Tapera, além de representações regionais e estaduais, bem como autoridades locais. Bombeiros, do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta, estiveram presentes expondo a proposta regional de instalação de Corpo de Bombeiros e compra de veículo para combate a incêndio, pois colocaram durante a reunião que Não-Me-Toque não é o único município que sofre com a falta deste serviço, mas sim a maioria das cidades da região. Além disso, os caminhões dos Corpos de Bombeiros da região (como Cruz Alta e Carazinho) estão sucateados. Muitos são ainda da década de 70.

Ao final do encontro foi eleito o delegado que irá representar o município na Assembleia Regional em Tapera, dia 5 de junho. O escolhido foi o secretário de Habitação, Oli Padilha dos Santos, e além dele também se farão presentes na ocasião o prefeito Antônio Vicente Piva, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Heller, e o representante da Comude, Pedro Fioravante Piva. Também foi organizada uma comissão encarregada da eleição, dia 4 de julho, que serão: Nara Adams, Noeli Verônica Macrhy Santos, Arlindo Círio da Cunha, Oli Padilha dos Santos, Paulo Cervi, Jair Kilpp, Clereci Schenkel e Pedro Fioravante Piva.

Mudanças e Novidades do Participação Popular e Cidadã

Este ano o Governo do Estado deixou de fora as opções de prioridades em estradas rurais e saúde. A grande novidade deste ano é que os três municípios da região que conseguirem o maior número de votantes – proporcional ao número de habitantes – receberá um valor extra para ser aplicado nas prioridades. Os valores serão de R$ 100.000,00 para o município com mais votantes, R$ 60.000,00 para o segundo lugar e R$ 40.000,00 para o terceiro.

Caso Não-Me-Toque venha ser contemplado com estes valores, já ficaram definidas as porcentagens de investimento para cada prioridade: 20% para redes de água e poços, 50% para habitação, 20% para segurança e 10% para academias ao ar livre.