16 de maio de 2012 as 09:19 / Educação, Sem categoria

Conselheiras Municipais de Educação participam de encontro de formação

As conselheiras de educação de Não-Me-Toque, Eli Donatti, Paula Lazzari Quadros e Saionara Palharini, participaram do Encontro Caravana UNCME/RS realizado em Cerro Largo, dia 4 de maio. A palestra de abertura do evento teve como tema “O Plano de Ações Articuladas – PAR”, realizada pela consultora do Ministerio de Educação e Cultura (MEC) no Rio Grande do Sul, professora Marlinda Pacheco Andrade. Durante a tarde, o encontro teve sequência com o coordenador da UNCME/RS, professor Diego Tormes, que falou sobre elaboração de atos legais dos conselhos.

Com a presença de secretários e conselheiros de educação, totalizando mais de 300 participantes, o encontro superou as expectativas ao reunir representantes de seis regionais: Associação dos Municípios das Missões (AMM), Associação dos Municípios do Celeiro (AMUCELEIRO), Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMUPLAM) e Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP). Outros encontros já estão agendados para este mês e para junho e contemplarão outras regionais.

Caravana UNCME/RS

O projeto Caravana UNCME/RS é promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME/RS) e visa descentralizar as ações, pelo segundo ano consecutivo, através de uma série de encontros de formação para conselheiros de educação. Os encontros têm o objetivo de proporcionar aos Conselhos de Educação de todo o estado a oportunidade de participar de formação em locais mais próximos de seus municípios, uma vez que há dificuldade para o deslocamento destes em eventos mais distantes.

Esta ação está sendo executada desde o ano passado e vem atingindo os objetivos que a diretoria da UNCME/RS se propôs a alcançar ao assumir a entidade em 2009.