14 de maio de 2012 as 16:08 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Comunidade se compromete mais uma vez com o Mutirão do Lixo Eletrônico

O “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle essa ideia!” mais uma vez foi um case de sucesso. No último sábado, durante o evento que ocorreu na praça central, um caminhão com capacidade para 27 toneladas ficou praticamente lotado com equipamentos eletroeletrônicos, como telefonia, informática e linha branca.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Manoela Cielo, foram cerca de 20 toneladas de materiais arrecadados. “Esse número foi um pouco maior que as nossas expectativas. Como no último setembro nós arrecadamos 32 toneladas, achamos que haveria um número bem inferior neste ano, o que não procedeu. Percebemos que ainda havia muito passivo ambiental para ser descartado” declarou. Também, Manoela destacou que agora, após duas campanhas bem sucedidas, a aplicação da lei de logística reversa é uma realidade cada vez mais próxima.

Após as duas campanhas “Mutirão do Lixo Eletrônico” a prefeitura de Não-Me-Toque deve seguir as normas da Lei Municipal de nº 3.974 de 29 de novembro de 2011, que regulamenta as responsabilidades e procedimentos relacionados à logística reversa de resíduos especiais no município. A lei segue os moldes da Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 e obriga o comércio e a indústria a receberem determinados produtos pós-consumo para destinar ao fabricante ou dar um destino ambientalmente correto aos mesmos.

Comunidade engajada

O sucesso das duas campanhas de recolhimento de lixo eletrônico se deve ao grande comprometimento da comunidade não-me-toquense. Entidades como a Associação Cultural Recreativa dos Estudantes Universitários (ACREU), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (ACINT) e o Grupo Escoteiro Guardiões da Nascente de Não-Me-Toque, abraçaram a causa proposta e organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Membros das três entidades estiveram presentes durante o dia todo na praça e nos outros pontos de coleta, auxiliando no carregamento dos equipamentos para dentro do caminhão. A equipe da Secretaria de Obras também foi fundamental, realizando o frete dos materiais descartados nos pontos de coletas (escolas municipais) até a praça.

“Se não fosse o envolvimento de todas estas entidades, não teríamos conseguido arrecadar tantos objetos” salientou Manoela, que também destacou a participação da comunidade, de modo geral, que separou os equipamentos eletroeletrônicos e se comprometeu em levá-los até os pontos de recolhimento.

As empresas Stara, Jan, Roos e Cotrijal também fizeram a diferença, ao apoiar o mutirão, bem como a Câmara de Vereadores e Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Acesse a galeria de fotos do Mutirão do Lixo Eletrônico: