08 de maio de 2012 as 11:14 / Governo, Sem categoria

Negociações com Instituto Federal Farroupilha visa trazer mais cursos pra NMT

Na última quinta-feira, dia 3, a Administração Municipal – através da vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, do secretário de Desenvolvimento, Jair Kilpp, do secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, e da coordenadora pedagógica do curso técnico em Agricultura de Precisão, Milene Guadagnin – esteve representada em Santa Maria, em reunião com o reitor do Instituto Federal Farroupilha, Caio Rosa, onde foi tratado sobre o interesse do município em ampliar o número de cursos oferecidos no Polo de Ensino, que funciona na EMEF Ernesto João Cardoso.

No final do último ano, a escola passou por uma série de avaliações realizadas pelo Instituto Federal Farroupilha e contemplou todos os requisitos necessários para funcionamento do Polo de Ensino de cursos técnicos na modalidade presencial e à distância. Já no início de 2012, o curso técnico em Agricultura de Precisão passou a funcionar na Ernesto João Cardoso e, em agosto, a primeira turma do curso técnico em Secretariado, à distância, também terá as aulas presenciais ministradas no local.

Diante da aprovação da escola como polo, os representantes do Governo Municipal estiveram abordando questões relacionadas à ampliação de cursos, uma vez que a demanda por mão-de-obra qualificada em Não-Me-Toque é cada vez maior. “Nós estamos passando por um grande período de desenvolvimento. As empresas de nosso município estão empregando cada vez mais e, para tal, os trabalhadores estão buscando qualificação. Sendo assim, a Administração Municipal visa disponibilizar mais cursos técnicos no município, facilitando a instrução dos cidadãos” destacou a vice-prefeita. Dois dos cursos de maior interesse, apontados em pesquisa realizada junto à população, é de vendas e de informática.

Além desta questão, também foi debatido a respeito da ampliação do laboratório de informática para os alunos e o Poder Público Municipal demonstrou interesse em sediar um curso de graduação em Agricultura de Precisão.

Todas as questões foram recebidas e estão sendo avaliadas pelo Instituto Federal Farroupilha.