02 de maio de 2012 as 16:22 / Educação, Sem categoria

Curso em Agricultura de Precisão traz cada vez mais oportunidades aos alunos

O primeiro curso técnico em Agricultura de Precisão do Brasil que teve início em 2011 aqui em Não-Me-Toque, segue com duas turmas – uma no terceiro e outra no primeiro semestre. Se no início do ano passado a expectativa em relação ao curso era grande, hoje a perspectiva de um futuro promissor para os alunos é cada vez mais concreta, uma vez que grande parte dos alunos já está empregada.

O curso é uma extensão do Instituto Federal Farroupilha e foi implantado em Não-Me-Toque através das secretarias de Desenvolvimento e de Educação, com o apoio das indústrias e cooperativa do município, pois a agricultura de precisão está mudando o atual cenário agrícola e a necessidade de profissionais qualificados é cada vez maior.

Segundo o engenheiro agrônomo e professor da disciplina de Máquinas e Ferramentas em Agricultura de Precisão, Robinson Barboza, este é um curso de muita importância para nossa região, uma vez que as empresas de implementos agrícolas das redondezas investem cada vez mais em equipamentos e tecnologia nesta área, precisando de profissionais que conheçam o processo da agricultura de precisão. “O aluno aprende em sala de aula e nas aulas práticas a técnica da agricultura de precisão em máquinas e também o porquê da utilização de determinada cultura e manejo” explica, ressaltando que a nova tecnologia é feita em cima de estudos com a utilização de GPS e outros equipamentos, que visam um resultado mais preciso de cada pedaço de terra em relação às condições químicas e físicas do solo, diminuindo os custos do produtor com aplicação de produto desnecessário e aumentando o uso do mesmo onde haja mais necessidade. “Agricultura de precisão é utilizar as novas tecnologias de máquinas, juntamente com o conhecimento, para aumentar a produtividade da área de produção” declarou o Barboza.

Para o aluno do primeiro semestre de Agricultura de Precisão, Martin Von Frühauf, o curso é uma nova alternativa de atuação profissional. Acadêmico do 8º semestre de Engenharia Ambiental na UPF, Martin resolveu cursar o técnico em Agricultura de Precisão porque vê no mesmo uma ferramenta a mais do conhecimento para enquadrar as duas áreas – agricultura e meio ambiente – que estão ligadas diretamente. “Hoje a agricultura de precisão é a principal ferramenta para investirmos em aumento de produção sem degradar o meio ambiente” destacou o aluno.

Aulas práticas

Para que os alunos aprendam na prática como funcionam as máquinas e como devem aplicar as teorias repassadas em sala de aula, dias de campo são realizados com aulas práticas com integração de disciplinas. Nestas aulas, os estudantes tem a oportunidade de ter contato com máquinas cedidas pela Stara e Cotrijal em áreas cedidas por produtores de Não-Me-Toque. Este ano uma aula prática aconteceu no dia 31 de março e outras devem ser realizadas no decorrer do ano.

Atividades extras

Buscando sempre manter o curso atualizado, atividades extras estão sempre sendo realizadas. Em abril os alunos no 1º semestre tiveram palestra com o gerente de Tecnologia da Stara, Cristiano Paim Buss, onde foi abordada a história da agricultura de precisão e o futuro da mesma. No mesmo mês, o engenheiro elétricista do Departamento de Tecnologia da Stara, Vinicius Gubiani Ferreira, falou sobre os softwares aplicados à agricultura de precisão para o 3º semestre. Acompanhados da coordenadora do curso, Milene Guadagnin, e do professor de Informática Aplicada, Doeslei Schuster, as duas turmas também estiveram em palestra com o professor Enio Giotto da Universidade de Santa Maria, no Campus Panambi do Instituto Federal Farroupilha. Na oportunidade os alunos aprenderam sobre o software Campeiro, desenvolvido pelo próprio professor. Antes desta palestra, os alunos foram recepcionados pelo diretor geral do Campus, Adriano Saquet, pela diretora de ensino, Ana Rita Fontoura, e pela coordenadora de Cursos Técnicos, Rafaelle Gonçalves.

Além destes encontros, em maio está prevista uma visita técnica à Stara e à AGCO de Canoas.

Visita

No mês de março representantes da Administração Municipal de Não-Me-Toque estiveram visitando os alunos do curso técnico em Agricultura de Precisão e as novas instalações do mesmo. Este ano as aulas estão sendo ministradas na EMEF Ernesto João Cardoso. A escola passou por um processo de avaliação pelo Instituto Federal Farroupilha e contemplou todos os requisitos necessários para funcionamento do Pólo de Ensino de cursos técnicos na modalidade presencial e à distância no município.