17 de abril de 2012 as 16:45 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Mutirão do Lixo Eletrônico terá segunda edição em maio

Depois do sucesso do “Mutirão do Lixo Eletrônico – Recicle essa ideia!”, que aconteceu em setembro de 2011, a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está organizando uma nova campanha de recolhimento de equipamentos eletroeletrônicos. O evento será no dia 12 de maio.

Conforme foi realizado ano passado, a população terá a oportunidade de levar aos pontos de coleta – praça central e escolas municipais – todos os eletroeletrônicos de linha branca, telefonia e informática que não tenham mais utilidade, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h na praça central e escolas da cidade. Nas escolas da zona rural o recolhimento dos materiais será das 9h às 11h.

No último ano, a população não-me-toquense participou ativamente da campanha e 32 toneladas de equipamentos foram coletadas, recebendo destinação correta.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Manoela Cielo, estes resíduos não devem ser misturados ao lixo comum, pois possuem substâncias tóxicas, que podem fazer mal à saúde e à natureza.

Recolhimento de Lâmpadas

Além do mutirão do lixo eletrônico, outra campanha será realizada no dia 02 de junho. Desta vez será o recolhimento de lâmpadas fluorescentes, que também deverá acontecer na praça central. A população poderá destinar ao local as lâmpadas que não funcionam mais. Assim como os equipamentos eletrônicos, as mesmas serão encaminhadas à reciclagem, onde os metais pesados como mercúrio (que fazem parte da composição química das lâmpadas) serão separados corretamente e reutilizados, sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde humana.

Logística Reversa

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e com o apoio da Acint, Cotrijal, Jan e Stara, está mais uma vez organizando as campanhas de recolhimento, tanto de eletroeletrônico como de lâmpadas, para retirar de circulação todo passivo ambiental e dar uma destinação correta aos mesmos. Após, será colocada em prática a Lei Municipal de nº 3.974 de 29 de novembro de 2011, que regulamenta as responsabilidades e procedimentos relacionados à logística reversa de resíduos especiais no município. A lei segue os moldes da Lei Federal nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 e obriga o comércio e a indústria a receberem determinados produtos pós-consumo para destinar ao fabricante ou dar um destino ambientalmente correto aos mesmos.