12 de abril de 2012 as 16:34 / Sem categoria

Decreto de Situação de Emergência é prorrogado em Não-Me-Toque

Após reunião realizada nesta segunda-feira, dia 09, pela Comissão Municipal da Defesa Civil, foi prorrogado o Decreto de Situação de Emergência em toda a área rural de Não-Me-Toque, por mais 90 dias, em função da estiagem.

Há seis meses a ocorrência de chuva é muito baixa nas localidades do interior do município e 13 famílias sofrem diretamente com a falta d’água. Amenizando a situação destas pessoas, o caminhão pipa da prefeitura vai até as localidades onde os poços secaram, de dois em dois dias, para repor água potável nas caixas d’água das famílias atingidas.

A seca também resultou na perda de 80% na cultura de milho e 40% de perda nas lavouras de soja, além de ter inviabilizado a plantação das pastagens de verão para o gado leiteiro, que causou prejuízo e elevou os custos da produção de leite em 30%.

Conforme o laudo técnico da equipe da Emater, a produtividade esperada na cultura do milho era de 9.000 Kg/ha e na cultura de soja 3.000 Kg/ha e em ambas a produtividade foi reduzida para 1.800 Kg/ha.