02 de abril de 2012 as 11:13 / Governo, Sem categoria

Não-Me-Toque apoia a Semana de Conscientização do Autismo

O dia de hoje, 02 de abril, foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2008, como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Abraçando a causa, a Administração Municipal de Não-Me-Toque vem apoiando a iniciativa, visto que o transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo) tem uma grande incidência, porém é pouco divulgado. Segundo as estimativas, a cada 110 crianças, uma apresenta o transtorno – que vai de nível leve a grave.

Em homenagem à data, monumentos em todo o país estão sendo iluminados de azul – como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Em solidariedade à campanha, a prefeitura de Não-Me-Toque está sendo iluminada de azul e uma faixa em frente à mesma está divulgando que entre os dias 01 e 07 de abril é a Semana de Conscientização do Autismo, para que a população tome conhecimento da causa.

“Light It Up Blue”

O movimento “Light It Up Blue”, que é a ação de iluminar de azul os monumentos ou prédios em homenagem à Semana da Conscientização do Autismo, nasceu nos Estados Unidos em 2010 e ganha força ano a ano. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos – na proporção de quatro meninos para cada menina.

A ideia da campanha é iluminar pontos importantes do planeta na cor azul para chamar atenção da sociedade, abrindo espaço para o debate sobre a síndrome.