22 de março de 2012 as 14:42 / Sem categoria

Escritoras não-me-toquenses realizam sessão de autógrafos e doam livros

No final da tarde desta quarta-feira, dia 21, muitas pessoas estiveram prestigiando a sessão de autógrafos das escritoras Cornélia van Riel e Helaine Gnoatto Zart, na Casa da Cultura Dr. Otto Stahl. O evento foi organizado para que toda a comunidade tivesse a oportunidade de conhecer a obra “A caminho da Esperança”, que conta a história dos imigrantes holandeses desde sua viagem ao Brasil, das dificuldades no navio, até a chegada ao país de destino, com costumes e língua diferentes.

Na solenidade de abertura da sessão, dona Cornélia, imigrante holandesa, falou que sempre teve o sonho de escrever um livro com suas memórias e que desde menina, quando chegou ao Brasil, vem guardando materiais e objetos que a auxiliassem a contar a história de seu povo e a própria história. “Há cerca de dois anos, falei para minha sobrinha, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, sobre a vontade de escrever. Ela me incentivou e me orientou a procurar pela jornalista Helaine, para auxiliar na organização do trabalho e, também, na elaboração dos textos” contou Cornélia, explicando que estudou só até a 6ª série na Holanda e que no Brasil não chegou a frequentar a escola.

Helaine, por sua vez, disse ter ficado sensibilizada com o convite de dona Cornélia. “Foi um ano e meio de muito trabalho, mas extremamente gratificante. Quando eu cheguei em Não-Me-Toque, há 22 anos, conheci os holandeses bem de vida, muitos já ricos. Então, ao resgatar a história deste povo, que muito contribuiu para a formação de nosso município, percebemos o quanto eles foram batalhadores, o quanto sofreram para manter suas famílias e sair da situação de privações. Não é apenas a história da dona Cornélia e dos holandeses. É também um pedaço da história de Não-Me-Toque” destacou.

Ainda durante a cerimônia de abertura, Cornélia van Riel fez um agradecimento aos não-me-toquenses, que receberam os imigrantes holandeses de braços abertos. “Este ato de acolhimento da população foi fundamental para que nós conseguíssemos sobreviver e começar uma nova vida nesta cidade.”

A vice-prefeita Teodora, em pronunciamento, declarou ter gostado muito do livro. Ao ler, relembrou das histórias contadas pelos seus pais, imigrantes, e disse ter revivido o que seus familiares passaram. “Mas não é uma obra a ser apreciada só por nós, descendentes de holandeses, e sim por toda a comunidade de Não-Me-Toque, pois conta, com riqueza de detalhes, uma parte da colonização do município e suas peculiaridades” enfatizou.

Antes de iniciarem a sessão de autógrafos, Cornélia e Helaine fizeram a doação de um dos exemplares para o espaço dos escritores não-me-toquenses, da própria Casa da Cultura. Também destinaram dois livros para cada escola municipal e um para a biblioteca pública. O livro “A caminho da Esperança” é gratuito e os interessados em adquiri-lo devem entrar em contato com as autoras.