07 de março de 2012 as 16:18 / Governo, Sem categoria

Turra é homenageado com Troféu Semente de Ouro

No início da tarde desta quarta-feira, terceiro dia de Expodireto Cotrijal, foi realizada a 8ª edição do prêmio Semente de Ouro, no auditório do parque. O homenageado deste ano foi a ex-ministro da Agricultura e atual presidente da União Brasileira de Agricultura, Francisco Turra.

O troféu é concedido anualmente pelo Poder Legislativo de Não-Me-Toque e este ano os vereadores do município escolheram o ex-ministro como merecedor do prêmio por ter sempre trabalhado em prol do desenvolvimento da agricultura no Brasil. O vereador José Aloísio de Souza, autor do projeto Semente de Ouro, destacou em pronunciamento o histórico de projetos e de conquistas de Turra no setor agrícola, durante sua trajetória política. Desde os tempos em que fora prefeito de Marau, após como deputado e como ministro da pasta de Agricultura. Dentre os principais feitos destacados pelo vereador, esteve a abertura da exportação da carne suína e o aumento em 85% de exportação da carne bovina nos anos de 1998 e 1999, quando atuava como ministro.

Francisco Turra agradeceu o prêmio e, em discurso, enfatizou a importância do setor agrícola para o Brasil – o seleiro do mundo.

O prefeito Antônio Vicente Piva saudou o homenageado, ressaltando que foi uma excelente escolha feita pelo Legislativo. “Mesmo tendo se tornado um homem público, Turra manteve suas raízes, sempre defendendo os interesses dos agricultores”, destacou Piva, lembrando que o ex-ministro nasceu numa família de pequenos agricultores do interior de Marau.

Prestigiando o ato solene, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer se fez presente, juntamente com o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Cesar Mânica, a presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (Acint), Ana Michele de Morais. Também, todos os secretários municipais estiveram no evento.

Antes do cerimonial de entrega do Troféu Semente de Ouro, Francisco Turra esteve visitando o estande da prefeitura, onde recebeu um mimo do município.