06 de março de 2012 as 18:11 / Sem categoria

Cônsul Italiano visita a Expodireto no Ano Itália/Brasil

Marcando o auge do “Momento Itália/Brasil”, que teve início em junho de 2011 e segue até junho de 2012, o Cônsul Italiano Augusto Vaccaro foi recepcionado no estande da prefeitura, nesta terça-feira, no segundo dia da Expodireto Cotrijal. No local, recebeu os selos comemorativos do Ano da Itália no Brasil das mãos do gerente da agência dos Correios de Não-Me-Toque, Paulo Júnior Gomes da Silva, e de representantes da agência dos Correios Regional de Passo Fundo.

A iniciativa de fabricar selos comemorativos surgiu através da Administração Municipal no ano passado, com o Ano da Holanda no Brasil, para divulgar as comemorações festivas do ano. Da mesma forma, os selos “Itália/Brasil” serão utilizados para enviar as correspondências oficiais da prefeitura,além de vendido no correio em Não-Me-Toque, para quem quiser registrar a homenagem realizada pelo município aos imigrantes italianos.

Ainda durante a tarde, o prefeito Antônio Vicente Piva e a vice-prefeita Teodora Lütekemeyer realizaram um passeio para mostrar a Expodireto ao Cônsul e esposa Rosalba Vaccaro e estiveram nos estandes das empresas de Não-Me-Toque, ou que têm revenda no município. Os secretários de Saúde, Bernadete Piva, e de Gabinete, Pedro Fioravante Piva também acompanharam o Cônsul, bem como os membros do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo. Eles interpretaram canções para o Cônsul no estande da prefeitura e na Rádio Guaíba, antecedendo a entrevista de Vaccaro.

Momento Itália Brasil

O “Momento Itália/Brasil” nasceu a partir da Declaração Conjunta, do dia 29 de junho de 2010, pelos chefes de Governo do Brasil e da Itália (na época), presidente Lula e presidente do Conselho dos Ministros, Berlusconi. No documento foi estabelecido que o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012 seria destinado ao “Momento Itália-Brasil”, com o intuito de promover relações culturais, sociais e comerciais entre os dois países, além de valorizar o trabalho dos imigrantes italianos que muito contribuíram no desenvolvimento do país. A programação dos eventos festivos relacionados ao ano da Itália no Brasil está sendo organizada pela Embaixada Italiana, em Brasília.

Conhecida por incentivar a cultura dos povos que ergueram a cidade e estimular o resgate histórico do município, Não-Me-Toque aderiu à campanha nacional “Momento Itália-Brasil”, como forma de reconhecimento a um dos povos que muito contribuiu para o crescimento do município – juntamente com alemães, portugueses, afrodescendentes e holandeses.

Comemorando o evento cultural, uma programação está sendo desenvolvida em Não-Me-Toque, tendo como principal acontecimento o início da construção da Casa Italiana.