05 de março de 2012 as 17:36 / Sem categoria

Começa oficialmente a 13ª edição da Expodireto Cotrijal

A 13ª Expodireto Cotrijal começou oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 04, contando com público expressivo, além de significativa representatividade política.

Junto ao presidente da feira, Nei Cesar Mânica, o prefeito Antônio Vicente Piva esteve saudando os presentes, durante a solenidade de abertura, frisando que hoje, se Não-Me-Toque é considerada “o novo Eldorado do Sul” por renomadas revistas de economia do país, pelo crescimento econômico superior à média nacional, a Expodireto tem uma grande influência neste resultado.

Formando a mesa oficial do evento, além do presidente da feira e do prefeito de Não-Me-Toque, esteve o representante do governo Federal, o ministro de Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e representando o Executivo Estadual, o vice-governador Beto Grill. Também, o presidente da Câmara de Deputados, Marco Maia, e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, bem como secretários estaduais e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque, Edson Heller. Caracterizando a internacionalidade da feira, o representante do ministro polonês veio prestigiar a feira diretamente da Europa.

Nei Mânica, em seu pronunciamento, cobrou das autoridades presentes mais atitude quanto a programas e projetos, principalmente relacionados à irrigação. “Novamente estamos passando por uma seca e mais uma vez deixamos de produzir por falta de investimento no setor agrário. No inverno do último ano o índice de precipitação foi altíssimo e, se tivéssemos mais açudes ou barragens, poderíamos ter utilizado a água da chuva, que naquele momento foi abundante, para sanarmos a situação atual de estiagem”, declarou, ressaltando que é nos momentos difíceis que surgem as oportunidades de crescimento.

O presidente da Assembléia Legislativa se comprometeu em olhar com mais atenção os projetos que envolvem a agricultura e o presidente da Câmara de Deputados, após pressionado por Nei Mânica, anunciou que amanhã será votado o novo Código Florestal, tão debatido na última Expodireto.

O ministro da Agricultura destacou, em sua fala, que muito ainda há de se fazer pela agricultura no Brasil, mas que pretende trabalhar muito para que o Brasil seja conhecido cada vez mais por sua potência agrícola. O vice-governador apoiou o discurso do ministro, enfatizando que o Governo do Estado também apoiará a causa no que for necessário.

Abrilhantando a abertura da feira, a pequena cantora de Victor Graeff, Stela Maris, emocionou a todos ao entoar os hinos nacional e rio-grandense, além interpretar uma canção.

No final da solenidade, o prefeito, juntamente com a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer e as soberanas do município, entregaram mimos de Não-Me-Toque ao ministro Mendes Ribeiro Filho e ao vice-governador Beto Grill.