04 de março de 2012 as 20:31 / Sem categoria

Livro sobre a imigração holandesa é lançado neste domingo

O final da tarde deste domingo, dia 04, foi marcado por muita emoção, no lançamento do livro “A Caminho da Esperança” – uma obra das autoras Cornélia van Riel e Helaine Gnoatto Zart.

Durante a solenidade, que ocorreu nas dependências do Clube União, a imigrante holandesa, Cornélia, se emocionou ao contar que sempre sonhou em escrever sobre a vinda dos holandeses ao Brasil e também sobre a própria história. “Nunca me cansei de repetir as histórias de nossa vinda, das peripécias em alto-mar e da chegada em território brasileiro”, declarou, enfatizando que, apesar de ter sido uma época de muitas privações, foi um tempo do qual guarda boas lembranças. Salientou ainda, que ao registrar em um livro suas memórias, registra um pedaço da história de Não-Me-Toque.

A jornalista Helaine Gnoatto Zart, também autora do livro, foi o braço direito de Cornélia, auxiliando-a nas longas pesquisas durante um ano e meio de execução da obra literária. Em pronunciamento, Helaine destacou a hospitalidade do povo não-me-toquense, que a acolheu há 22 anos. “Hoje me sinto como parte deste lugar e para mim é um orgulho e um prazer auxiliar no resgate histórico desta cidade”.

No início do lançamento, os presentes puderam acompanhar um vídeo que conta a história da chegada dos imigrantes holandeses ao Brasil e em Não-Me-Toque, além de conferir a galeria de fotos antigas dos holandeses e seus descendentes, que estavam expostas no salão.

Representantes do Executivo e Legislativo se fizeram presentes, prestigiando o trabalho das autoras. Imigrantes e descendentes, representantes de empresas e comunidade em geral também estiveram acompanhando a solenidade.

O prefeito Antônio Vicente Piva e a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer receberam o livro autografado das mãos de Cornélia, enquanto Helaine presenteou o superintendente da empresa AGCO Finance, Eduardo Bresolin, o diretor financeiro do banco De Lage Landen, Frantz Waze, e o diretor administrativo da empresa Augustin, todos patrocinadores do livro.

Ao final da solenidade, os netos de Cornélia prestaram uma homenagem à avó e também à Helaine. Ainda, as irmãs da imigrante holandesa brindaram-na com duas canções de sua terra natal, emocionando a todos.

Após coquetel e sessão de fotos, as autoras autografaram o livro “A Caminho da Esperança” aos convidados.