02 de março de 2012 as 15:04 / Sem categoria

Mais uma semana de Seminários para Mulheres encerra com sucesso

Na noite desta quinta-feira, dia 1º de março, foi realizada a última palestra da semana, dentro da programação dos Seminários para Mulheres. A noite foi de reflexão para quem compareceu ao pavilhão da comunidade de Bom Sucesso. A pedagoga Solange de Oliveira trabalhou o tema “A Sustentabilidade da Família e Comunidade através das Emoções Femininas”.

Utilizando vídeos e aplicando técnicas às presentes, a palestrante falou sobre como os sentimentos influenciam as atitudes de cada uma, além de frisar a importância de se descobrir, colocando para fora as dores e as alegrias da alma. “Muitas vezes, quando estamos com raiva, guardamos este sentimento para nós mesmas ao invés de expô-lo. Isso, além de nos fazer mal, gera ressentimentos e não nos auxilia a viver melhor. Temos que aprender a externizar o que nos faz mal e enfrentar nossos medos e culpas. Só assim estaremos em paz conosco e teremos relações menos conturbadas” explicou Solange.

Na quarta-feira, dia 29, as moradoras dos bairros Viau, Vargas, Vila Conceição, Ipiranga e Stara também tiveram a oportunidade de assistir a um dos seminários, na EMEF Ernesto João Cardoso. Na ocasião, o assunto em pauta foi “Auto-estima, Valorização da Vida e Câncer do Colo-uterino”, que foi ministrado pela enfermeira Nelci Terezinha Zorzi. Assim como Solange, Nelci também se utilizou de técnicas para enfatizar o tema discutido. Na oportunidade, explicou a importância de gostar de si mesma, de se valorizar, pois, segundo ela, este é o primeiro passo para prevenir doenças. “Quem se ama se cuida”, destacou.

A primeira palestra da semana foi para as moradoras dos bairros Santo Antônio, Vila Nova e Loteamento Simon, na terça-feira, dia 28. E foi com grande representatividade que as mesmas estiveram no pavilhão da comunidade de Bairro Santo Antônio para ouvir as palavras da psicóloga Valéska Walber, que trabalhou mais uma vez o tema “A Mulher, a Família e Prevenção à Violência – Uma visão sistêmica”. Valéska tratou sobre os vários tipos de violência e das “teias de relações” das famílias, suas culturas e mitos, segredos e lealdades, enfatizando que vivemos numa sociedade violenta e que é no seio da família que as mudanças podem (e devem) acontecer.

Ao todo, já foram realizados cinco seminários, pois além destes citados, outros dois haviam sido feitos no dia 14 e 15 de fevereiro, nas comunidades de Arroio Bonito e São José do Centro, respectivamente.

Após a Expodireto Cotrijal, as rodadas de seminários serão retomadas e as mulheres dos bairros Jardim, Arlindo Hermes, Solano e Boa Vista serão contempladas com a palestra de Lúcia Pesca, sobre “As diferenças de gênero: como conviver e melhorar os relacionamentos pessoais e profissionais”, que será realizada no dia 14 de março, na EMEF Valdomiro Graciano, às 19 horas. A mesma conferência também está agendada para as moradoras dos bairros São João, Martini, Cohab, Alfredo Alzírio Roos, Ióris e Canela Doce, no dia 15 de março, às 19 horas, no pavilhão da comunidade do Bairro Industrial.