27 de fevereiro de 2012 as 15:22 / Assistência Social, Sem categoria

Famílias castigadas pela estiagem recebem cesta básica

Devido à estiagem que atingiu Não-Me-Toque e grande parte dos municípios do estado, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul liberou um recurso de R$ 51.900,00 às prefeituras que decretaram situação de emergência, para que este valor fosse investido em melhorias de redes de água, reparos em poços artesianos e para a compra de cestas básicas para os pequenos produtores rurais que sobrevivem única e exclusivamente da produção, pois muitos plantam para o próprio consumo.

Seguindo as instruções do Estado, a Defesa Civil Municipal encaminhou uma lista com nomes de proprietários de terras – com até 20 hectares – às secretarias municipais de Assistência Social e de Habitação. As assistentes sociais destas pastas realizaram visitas domiciliares para a seleção das famílias atingidas pela estiagem, no início de fevereiro, avaliando a situação socioeconômica das mesmas. Para tal, utilizaram critérios como o tamanho da propriedade, a composição e situação familiar, se moram e produzem na propriedade, se a produção é a mesma que para o consumo, qual o total de perdas da safra e renda.

Conforme o Plano de Aplicação, foram beneficiadas 51 famílias com cestas de alimentos. A entrega foi feita na Secretaria de Assistência Social.