22 de fevereiro de 2012 as 17:35 / Governo, Sem categoria

Representantes do Município solicitam recursos e projetos em Brasília

Durante a última semana a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, juntamente com assessor jurídico, Paulo Malaquias, esteve em Brasília encaminhando assuntos pendentes referentes a projetos do município, bem como buscando novos recursos, informações e apoio para outros investimentos em Não-Me-Toque.

Em visita à Telebrás, estiveram reunidos com o gerente de Tecnologia e Inovação, Paulo Eduardo Kapp, com quem discutiram sobre a implantação do Projeto Nacional de Banda Larga. Na ocasião, foram informados de que um novo edital será lançado pelo Ministério das Comunicações. Desta reunião também participaram o presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), Ernor Weber, e representantes de outros municípios da região.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), novamente reunidos com prefeitos da região e com o presidente da Amaja, foi solicitada a vinda da equipe do MDA à região, para agilizar a implantação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), via Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí (Comaja). “Embora Não-Me-Toque esteja bem à frente dos outros municípios da região em relação à implantação do Suasa, pois há um empenho por parte da Secretaria de Agricultura de nosso município neste sentido, é sempre bom participarmos destas reuniões com os demais para que possamos estar cada vez mais atualizados”, ressaltou Teodora.

Na Câmara dos Deputados acompanharam uma reunião da bancada gaúcha. Na mesma, foi apresentado pelo secretário substituto da Secretaria Estadual de Agricultura, Cláudio Fioresi, o plano de irrigação para o estado. Além da presença da maioria dos deputados federais do RS, a senadora Ana Amélia Lemos também esteve no local, debatendo as várias alternativas de enfrentamento do problema.

Participando do mesmo encontro, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, falou sobre iniciativas do Ministério em desenvolver mais programas em benefício ao homem do campo, como o programa Minha Casa, Minha Vida – Rural, Programa de Irrigação, Programa Nacional de Banda Larga, além de prover custeio financeiro para empreendimentos rurais, visando dar mais alternativas econômicas a quem vive no meio rural.

Ainda durante a semana, Teodora e Malaquias estiveram visitando o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – uma empresa pública ligada ao Ministério da Fazenda – onde apresentaram dois ofícios ao coordenador da Escola de Tecnologia, Paulo Fernando Pastore, solicitando cursos técnicos na modalidade à distância e/ou tele-trabalho. Estes cursos técnicos funcionam de maneira parecida ao Tele-curso 2000, incentivado pelo governo. No entanto, o novo método é pela internet.

Visita a Deputados

Seguindo a agenda de reuniões na capital federal, a vice-prefeita e o assessor jurídico passaram no gabinete do deputado Luiz Carlos Heinze para protocolar um ofício solicitando um laboratório de informática para o curso técnico em Agricultura de Precisão, via Ministério da Educação. Também, junto ao deputado, foi solicitado apoio no acompanhamento do Projeto Segundo Tempo e dos diversos processos em tramitação em diferentes ministérios.

Com o deputado Darcísio Perondi, estiveram acompanhando o projeto de ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bairro Industrial, para o qual o próprio deputado destinou recursos. Estiveram também com o deputado Jerônimo Goergen, pedindo agilidade no pagamento da pavimentação da Av. Waldomiro Graeff, via Ministério das Cidades.

No gabinete do deputado José Otávio Germano foi solicitado informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (Sub-50). Ainda, foi sinalizada a possibilidade de recurso para a Patrulha Agrícola, que será requerido através do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Encerrando os encontros com deputados, em reunião no gabinete do deputado Marco Maia os não-me-toquenses falaram sobre o PAC Saneamento. No último ano o município foi habilitado na primeira fase, mas não conseguiu o convênio, o que impossibilita o Governo Municipal de realizar a obra de rede de esgoto. Conforme o assessor do deputado, no segundo semestre deste ano será lançado novo edital e o município pode novamente pleitear a obra.