16 de fevereiro de 2012 as 08:45 / Gabinete, Sem categoria

Seminários para Mulheres proporcionam mais palestras nas comunidades

A primeira rodada dos Seminários para Mulheres – nesta segunda etapa – proporcionou muita informação, conhecimento, diversão e momentos de reflexão às não-me-toquenses.

A primeira palestra foi em Arroio Bonito, na noite de terça-feira, dia 14, onde houve participação em peso das mulheres da comunidade. Os maridos de algumas participantes também marcaram presença. Ainda, mulheres residentes nas localidades de Mantiqueira, Linha São Paulo, Linha Gramado e Posse São Miguel estiveram prestigiando o encontro com Valéska Walber, que trabalhou o tema “A Mulher, a Família e a Prevenção à Violência – uma visão sistêmica”. Valéska tratou sobre os vários tipos de violência e das “teias de relações” das famílias, suas culturas e mitos, segredos e lealdades, enfatizando que vivemos numa sociedade violenta e que é no seio da família que as mudanças podem (e devem) acontecer. Foi através de exemplos do cotidiano feminino que a palestrante enfatizou que há a necessidade de se refletir sobre a própria vida e sobre a vida dos entes mais próximos. “É trabalhando na criação de filhos mais humanos e sensíveis que estaremos contribuindo para um mundo melhor”, declarou Valéska.

Na segunda noite de seminário, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 15, as moradoras de São José do Centro, Linha Göetz, Colônia Vargas, Colônia São Pedro, São João Batista, Invernadinha e Assentamento foram recebidas no pavilhão da comunidade de São José do Centro para apreciar Bernadete Parizotto dissertando sobre “Metas e Objetivos de Vida”.

Na ocasião esclareceu que objetivos mostram a estrada a ser seguida. O primeiro passo para construir uma vida melhor, mais feliz e mais gratificante é lançar um olhar sincero para o presente. Já as metas são frações dos objetivos. São os passos que você deve dar para percorrer o caminho. Elas representam suas ações concretas, seu esforço para chegar ao destino. Enquanto os objetivos dizem o que você quer mudar em sua vida, as metas dizem o que você precisa fazer para mudar a sua vida.

A secretária de Saúde e também primeira-dama, Bernadete Piva, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Magnólia Mallmann, estiveram nos dois eventos e ambas enfatizaram a importância da participação da população feminina nestes encontros, pois é através destas reuniões que muitas mulheres têm a oportunidade de buscar mais informações, melhorando a qualidade de vida, conhecendo melhor seus direitos, além de desfrutar de momentos agradáveis de confraternização. A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer não pôde se fazer presente, uma vez que se encontra em Brasília, tratando de assuntos referentes ao município.