13 de fevereiro de 2012 as 14:59 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Defesa Civil avalia necessidades das comunidades frente à estiagem

Na terça-feira da última semana, dia 07, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ivan Cesar Machry, reuniu os representantes das comunidades do interior de Não-Me-Toque no auditório da prefeitura, para fazer um levantamento das necessidades das mesmas devido à estiagem.

Na ocasião, Ivan expôs aos presentes o Plano de Aplicação dos recursos da União, repassados ao Estado e destinados à recuperação dos danos causados pela falta de chuva no município. Conforme explicou, o valor de R$ 51.900,00, que foi enviado à Não-Me-Toque, após ser declarada a Situação de Emergência, no dia 05 de janeiro, deverá ser desmembrado. Uma parte deste valor será destinada a aquisição de cestas básicas para as famílias atingidas pela seca na área rural, sendo que as mesmas somente serão destinadas às famílias que, após estudo social feito pelas assistentes sociais das secretarias de Habitação e Assistência Social, apresentarem a real necessidade de receberem mantimentos, uma vez que a falta de recursos destas famílias se devam à estiagem.

Uma fração deste valor será investida na aquisição de combustível diesel para o veículo que transporta água às famílias da área rural, pois conforme Ivan salientou, em poucos dias, o número de famílias residentes no interior que necessitam de auxílio passou de 23 para 28, algumas tendo a necessidade de receber água diariamente, através do caminhão de bombeiro da Prefeitura Municipal.

Como esta verba só pode ser aplicada em serviços de revitalização de poços artesianos e não para a abertura de novas redes d’água, boa parte deste dinheiro será destinada para a manutenção de poços existentes, aquisição de caixas d’água e de filtros.

Após ter explicado todo o Plano de Aplicação aos presentes, o coordenador da Defesa Civil oportunizou que os representantes das comunidades expusessem os problemas enfrentados devido à seca que assola a região, bem como apresentar as necessidades imediatas de cada localidade.