24 de janeiro de 2012 as 09:27 / Governo, Sem categoria

Vice-prefeita participa da Assembleia de Verão da Famurs

A vice-prefeita Teodora Lütkemeyer esteve em Tramandaí nos dias 19 e 20 de janeiro, participando da 18ª Assembleia de Verão da Famurs – Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul. Segundo Teodora, o evento foi importante para que os representantes de governos municipais pudessem tratar assuntos referentes aos recursos para a estiagem, investimento na saúde, pagamento do piso salarial aos professores, além de retomarem a discussão sobre um dos temas mais polêmicos de 2011: a distribuição dos royalties do petróleo com todos os estados. Ainda, estratégias de desenvolvimento e a relação com a União, foram assuntos tradados durante os dois dias. “É sempre muito importante fazer parte destes encontros, pois são momentos de troca de experiência entre administradores públicos, além de termos a oportunidade de nos articularmos em prol de melhorias para os nossos municípios”, destacou a vice-prefeita.

Na abertura do evento, o governador Tarso Genro esteve presente. Em discurso, fez questão de reiterar que a prioridade será minimizar os danos sociais e humanos decorrentes da seca que atinge o Estado. A principal queixa dos prefeitos para com o governador foi o valor do repasse de R$ 52 mil reais para sanar os prejuízos da estiagem nos municípios atingidos pela seca – e Não-Me-Toque é um dos municípios que decretou situação de emergência, no dia 05 de janeiro, em decorrência da estiagem. Segundo Genro, haverá aumento nos repasses conforme os recursos forem investidos.

Os prefeitos também cobraram do Estado uma definição sobre recursos para o transporte escolar. O impasse está no critério adotado para distribuição do dinheiro. A Famurs defende que seja levado em consideração o quilômetro rodado de cada cidade, enquanto os convênios usam como base a extensão territorial e o número de alunos transportados.

Aproveitando o encontro com o governador, a vice-prefeita de Não-Me-Toque entregou um convite dos eventos oficiais que estarão ocorrendo durante a Expodireto Cotrijal. Também, juntamente com o prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber, foi formalizado o pedido a Tarso Genro para se fazer presente na entrega oficial da estrada que liga Não-Me-Toque à Lagoa dos Três Cantos, que deverá ocorrer durante os dias da feira de agronegócios.