A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
11 de janeiro de 2012 as 09:37 / Sem categoria

Não-Me-Toque decreta Situação de Emergência

 

Em reunião realizada na tarde do dia 10 de janeiro, a Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC decidiu por unanimidade a decretação de situação de emergência no Município.

Conforme Laudo da equipe técnica da Emater, não chove forte no Município há mais de três meses, e sem umidade no solo as pastagens nativas secaram e as cultivares não se desenvolveram. A estimativa de perda da cultura de milho é de 80% e em algumas áreas há perda total, sendo que os prejuízos são irreversíveis pois a restrição hídrica ocorreu justamente no período mais importante, que é a fase reprodutiva (pendoamento).

Na cultura da soja a perda é estimada em 30%.  Mas como nas próximas semanas estará entrando no período crítico (reprodutivo), a perda pode aumentar.

A bacia leiteira também foi bastante afetada. Conforme Laudo da Cotrijal a produção leiteira está, em grande parte, baseada no pastejo direto, o que tem impactado na produção leiteira em geral a redução de 30% do volume diário, equivalente a 230.000 litros de leite/mês. Persistindo a estiagem, o cenário será agravado pelo comprometimento de disponibilidade do estoque de alimento volumoso  (feno e silagem) , visto que não está havendo reposição dos mesmos.

As perdas econômicas estão estimadas em mais de R$ 26.000.000,00.

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir