16 de dezembro de 2011 as 11:12 / Sem categoria

Secretários participam de Ato de Mobilização Pró-Duplicação da BR-386

Os secretários de Gabinete e de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Fioravante Piva e Johannes Van Riel, respectivamente, estiveram participando do Ato de Mobilização Pró-Duplicação da BR-386, no trecho entre Lajeado e Tio Hugo, que foi realizado nesta segunda-feira, dia 12. O evento, além de contar com grande apoio da população, entidades e representantes políticos da região, também teve o apoio de membros do governo do Estado, deputados federais e estaduais, que participaram do encontro no Centro Cultural de Soledade, se manifestando a favor da inclusão da obra na votação das prioridades de 2012 das regiões do Rio Grande do Sul.

A audiência teve início com a leitura da Carta de Soledade, documento que foi encaminhado juntamente com as assinaturas de presença do evento ao Governo do Estado. O prefeito de Soledade, Gelson Renato Cainelli, abriu as manifestações chamando a atenção de todos ao viés econômico que a rodovia representa para o Rio Grande Sul e destacou a relevância da estrada para a saúde pública, lembrando o número de vítimas de acidentes de trânsito no trecho. Cobrou dos colegas políticos presentes a união e a articulação das lideranças para que o movimento tenha um alicerce de sustentação, juntamente com o apoio do povo. Agradeceu todos que dedicaram seu tempo e esforço apoiando a Comissão Pró-Duplicação, bem como aqueles que assinaram a carta e adesivaram seus veículos. “Esta obra vai fortalecer a economia da região e do Estado, vai minimizar o número de perdas e danos financeiros, mas principalmente vai diminuir o número de pessoas que perdem suas vidas. Esta obra justifica um olhar do Governo Federal e para isso também nós estamos aqui reunidos”, afirmou.

O presidente da comissão, Luiz Cenci, prefeito de Fazenda Vilanova, agradeceu quem fez questão de estar presente, fazendo parte mobilização. “Nós políticos, que estamos trabalhando pela duplicação da BR-386 estamos apenas fazendo o nosso dever como eleitos do povo, mas a participação das comunidades da região merece destaque”. Cenci ainda lembrou que “a Duplicação do trecho Lajeado-Tio Hugo não é apenas um sonho pelo desenvolvimento, mas um sonho pela vida”.

Duplicação até Iraí

O deputado Luís Fernando Schmidt (PT) representou o parlamento gaúcho no ato pela pró-duplicação da BR-386 e anunciou aos presentes a emenda de R$ 550 milhões ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015), apresentada pelo deputado federal Ronaldo Zulke (PT/RS) para duplicação da rodovia, lembrando que a mesma fora ampliada. “Agora a luta não é somente pela duplicação entre Lajeado e Tio Hugo, mas até Iraí, conforme a emenda que foi acolhida na semana passada pela Comissão de Admissibilidade da Câmara dos Deputados e que conta com apoio unânime da bancada gaúcha”, sinalizou.

De acordo com Schmidt, o próximo passo será uma articulação, junto ao Ministério dos Transportes, para a garantia de recursos ao projeto executivo e também para que nos próximos anos os recursos do PPA sejam inseridos a cada exercício no orçamento anual, propiciando que, ao término da duplicação do trecho entre Tabaí e Lajeado, o Governo Federal possa duplicar de Lajeado em diante. “Esta reunião que estamos realizando hoje em Soledade é uma excelente iniciativa. Graças a esta parceria com a Câmara Federal, estamos tendo êxito nesta luta tão antiga dos nossos municípios”, enfatizou.

71 mortes

Para o deputado Luciano Azevedo (PPS), a duplicação da BR-386 é uma causa muito maior do que partidos políticos ou temas que normalmente pautem os mandatos. “É uma causa coletiva, que tem o envolvimento de diferentes lideranças”, afirmou Luciano. Ele se comprometeu a seguir engajado nas mobilizações, participando dos atos promovidos pelo movimento. O deputado aproveitou para pedir cautela aos motoristas, especialmente neste período de festas de final de ano. Na maioria dos casos, observou Luciano, os acidentes são provocados pela imprudência. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, de janeiro de 2007 até junho de 2011 aconteceram 1.992 acidentes na estrada, com 71 mortes. O representante do governador do Estado, Flávio Luiz Lammel, transmitiu a intenção do governador Tarso Genro de trabalhar junto à Presidência da República, à Bancada Gaúcha e à Comissão Pró-Duplicação para obter os recursos necessários para a execução da obra.