24 de novembro de 2011 as 14:46 / Educação, Sem categoria

Projeto Escola no Campo encerra as atividades de 2011

As atividades do décimo ano do projeto Escola no Campo foram finalizadas na tarde desta quarta-feira, dia 23, no parque da Expodireto Cotrijal. O encontro contou com a participação do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica; do gerente regional de vendas da Syngenta, Silvio Biasuz; do coordenador do projeto e gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Enio Schroeder; a vice-prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer; do gerente de produção vegetal, Gelson Melo de Lima; da bióloga da Cotrijal, Deisi Sebastiane Nicolau; secretárias de educação, professores e alunos.

Como é de costume, o evento de encerramento das atividades do projeto reuniu os alunos vencedores no concurso da melhor frase e do melhor desenho. Os vencedores levaram para casa uma bicicleta e os segundos lugares ganharam um jogo (banco imobiliário).

Esta edição do projeto contou com a participação de 1700 alunos de treze municípios da área de ação da cooperativa. Com o envolvimento de 60 escolas e de toda a comunidade escolar.

Para a vice-prefeita de Não-Me-Toque – que conhece o projeto desde sua criação, pois na época era secretária de Educação – o Escola no Campo é um projeto único, pois leva as questões do campo, da agricultura e do meio ambiente para a sala de aula, fazendo com que os alunos venham a ter maior conhecimento nesta área, aprendendo que a agricultura é fundamental como fonte de alimento para o mundo e de renda para quem mora no campo. Mas, também, lembrou, que é necessário o manejo com sustentabilidade, sem gerar danos ao meio ambiente. “E o projeto consegue trabalhar estes dois aspectos de forma bem dinâmica, despertando o interesse nas crianças”, destacou.

O Projeto Escola no Campo é realizado pela Cotrijal em parceria com a Syngenta, Secretarias de Educação e Fundação Abrinq, com o objetivo de educar os alunos para o uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente, e a cada ano firma-se como uma das ações prioritárias da cooperativa na área ambiental. A intenção é que educando as crianças se chegue aos adultos, usuários de agrotóxicos.

Completando dez anos em 2011, é desenvolvido em 13 municípios da área de ação da cooperativa, envolvendo anualmente um contingente de mais de 1.700 alunos de quintas e sextas séries do ensino fundamental, incluindo escolas rurais e urbanas. Com 17 mil alunos capacitados.