23 de novembro de 2011 as 13:53 / Assistência Social, Sem categoria

IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada

No dia 11 de novembro foi realizada a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas dependências do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O tema central do evento foi “A política que buscamos para nossas crianças e adolescentes, valorizando a vida”.

Desenvolvendo o encontro com embasamento neste assunto, cinco eixos foram discutidos: a promoção dos direitos de crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Os palestrantes da conferência foram a assistente social e psicóloga Nair Angélica Comasseto Marchezan e o advogado Luis Marcelo Mendes, ambos professores da ULBRA/Carazinho.

O enfoque da conferência foi os aspectos históricos desde o reconhecimento da infância até os dias de hoje, além de aspectos legais na constituição dos direitos destes como cidadãos. Também foram salientados os limites e dificuldades para a efetivação da legislação vigente.

Na oportunidade, foi realizada a eleição, onde foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que deve acontecer em abril do próximo ano. Representando a esfera governamental, foram eleitas Sílvia Nemecek Loss (titular) e Fabiane Galvagni (suplente), representando a sociedade civil, as eleitas são Magnólia Mallmann (titular) e Joelma de Freitas (suplente). E, ainda, representando o Conselho Tutelar, se elegeram Vanda Maria Goegen (titular) e Rosane Fátima de Oliveira Dias (suplente).

Participando do encontro estiveram a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos, e a secretária de Assistência Social, Margarete Lauxen.