21 de novembro de 2011 as 15:56 / Sem categoria

Seminários para Mulheres: instrução e confraternização da comunidade feminina

Após oito encontros que proporcionaram muita informação, conhecimento, diversão, momentos de reflexão e também de muita emoção às não-me-toquenses, chegou ao fim a programação do “Seminários para Mulheres” de 2011.

A segunda semana de trabalhos contou com palestra da psicóloga Cleusa Finger na última quarta-feira, dia 16, no pavilhão do Bairro Industrial. Na oportunidade, mulheres dos bairros São João, Martini, Cohab, Alfredo Alzírio Roos, Ióris e Canela Doce também estavam convidadas a participar. Com o tema “Mulheres no Mercado de Trabalho”, Cleusa fez com que as presentes refletissem a respeito da própria atuação e desempenho no ambiente de trabalho, através de conversa e técnicas de grupo.

Na quinta-feira foi a vez do Centro ser contemplado, juntamente com os Grupos de Convivência da Terceira e Meia Idade. O evento, que teve início às 14 horas, no ginásio Breno Kirinus, teve como expositor o sociólogo e economista, professor Ginez Leopoldo de Campos, que retomou o assunto (antes abordado em Arroio Bonito) “Educação Financeira e Finanças Pessoais: como elaborar e organizar o orçamento doméstico”. Para Ginez, uma família só prospera se há um planejamento de gastos e investimentos. “É extremamente importante que se coloque no papel todas as receitas e despesas da família. E a mulher é peça fundamental neste controle, pois é ela quem assume o controle dos gastos na maioria das casas”, enfatizou ao destacar o importante papel desenvolvido pelas mulheres na sociedade. Antes do início da exposição do professor Ginez, o Coral da Terceira Idade e a Banda do CEI fizeram apresentações.

A última palestra do “Seminários para Mulheres” foi realizada na noite de sexta-feira, dia 18, no pavilhão da comunidade do Bairro Viau. Participantes deste e dos bairros Ipiranga, Vargas e Stara estiveram prestigiando o encontro. Na oportunidade, a advogada Silviane Arruda Estery esteve mais uma vez presente, abordando o tema “O divórcio e os desafios da nova lei”, antes abordado no Bairro Jardim. Silviane explorou o assunto não apenas através da parte jurídica, mas falou de todo o processo que leva uma mulher a pedir o divórcio e todos os obstáculos que se enfrenta ao longo desta caminhada. Encerrando, novamente a psicóloga Cleusa Finger esteve discorrendo sobre “Mulheres no Mercado de Trabalho”.

Para a vice-prefeita, Teodora Lütkemeyer, que esteve participando de todos os encontros, cada seminário buscou abordar assuntos diferenciados, porém todos com o mesmo objetivo: proporcionar momentos de aprendizado e confraternização entre as não-me-toquenses. “A ideia de criar estes eventos surgiu ainda em época de campanha eleitoral. Como realizávamos rodas de chimarrão com a comunidade feminina de nossa cidade, para sabermos sobre seus anseios como cidadãs, passamos a amadurecer a ideia de proporcionarmos momentos de reflexão e de instrução para as nossas mulheres, que tanto contribuem com o crescimento de nosso município”, declarou a vice-prefeita.

O projeto “Seminários para Mulheres” é uma realização do Município de Não-Me-Toque, com recursos da Secretaria de Políticas para Mulheres, do Governo Federal, e conta com o apoio do Conselho Municipal da Mulher. A principal finalidade deste evento é o enfrentamento à violência e a valorização da população feminina. Nova rodada de seminários está prevista para os meses de fevereiro e março de 2012.

Não deixe de participar!!!