10 de novembro de 2011 as 17:09 / Sem categoria

Seminários para Mulheres instrui e emociona população feminina

A primeira semana de Seminário para Mulheres proporcionou muita informação, conhecimento, diversão, momentos de reflexão e também de muita emoção às não-me-toquenses.

Arroio Bonito

Na tarde da segunda-feira, dia 7, aconteceu o primeiro encontro, o qual foi realizado no pavilhão da comunidade de Arroio Bonito, para mulheres desta localidade, bem como de Linha Gramado, Linha São Paulo, Posse São Miguel e Mantiqueira. Abrindo o evento, a professora Elena Maria Quadros da Costa fez um emocionante relato sobre “Vida, superação, ousadia e coragem”, dissertando sobre desafios profissionais e pessoais que a vida traz a cada um como provas. Após apresentar um vídeo motivacional, deu continuidade à palestra, emocionando as presentes ao falar da perda precoce do filho Felipe, que faleceu num acidente de trânsito aos 18 anos.

O economista e sociólogo Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos deu sequencia aos trabalhos da tarde, explanando sobre “Educação Financeira e Finanças Pessoais: como elaborar e organizar o orçamento doméstico”. Para Ginez, uma família só prospera se há um planejamento de gastos e investimento. “É extremamente importante que se coloque no papel todas as receitas e despesas da família. E a mulher é peça fundamental neste controle, pois é ela quem assume o controle dos gastos na maioria das casas”, enfatizou ao destacar o importante papel desenvolvido pelas mulheres na sociedade.

Bom Sucesso

Na terça-feira foi a vez da comunidade de Bom Sucesso receber o seminário. As moradoras das localidades de São João do Gramado, Cachoeirinha, São Roque, Colônia Saudade e Costa do Colorado também estiveram participando do momento que foi protagonizado por Edison Mota – o professor Edinho.

Com o tema “Mulher x Violência: família, afeto e qualidade de vida” o professor Edinho tocou a alma feminina de cada uma com músicas e reflexões a respeito da mulher como um ser sagrado, que gera vidas. Na ocasião, alguns homens participaram do evento e, junto de Edinho, reverenciaram todas as presentes numa demonstração de gratidão, amor e respeito.

No decorrer da tarde, diversas atividades e dinâmicas foram realizadas no intuito de aflorar o lado emocional das participantes de uma maneira alegre e descontraída.

Santo Antônio

Ainda na terça-feira, porém à noite, foi a vez do Bairro Santo Antônio ser brindado com o seminário. Residentes dos bairros Vila Nova e Loteamento Simon também foram convidadas para a ocasião. Inicialmente, a professora Elena Maria Quadros da Costa fez novamente a abertura, emocionando a todos com sua história de vida e superação.

Tocado pelo relato de Elena, o professor Edinho, iniciou sua palestra com uma bebezinha de um mês, filha de uma das participantes. Com a criança nos braços, ele começou a falar sobre o bem mais valioso da vida de um pai e de uma mãe e fez uma reflexão sobre a vida e a importância das mulheres como geradoras de vida, através de conversa, citações e música.

São José do Centro

Na quarta-feira à tarde o professor Edinho esteve em São José do Centro para mais uma exposição. Neste dia, mulheres da Linha Göetz, Colônia Vargas, Colônia São Pedro, São João Batista e Invernadinha também tiveram a oportunidade de participar.

Mais uma vez, com muita música e dinâmicas, Edinho embalou os presentes. Algumas vezes com muito alto-astral e outras com muita seriedade, tratou sobre diferentes situações pelas quais as mulheres passam no decorrer da vida, como filhas, esposas, avós e profissionais. Engrandecendo ainda mais o evento, o grupo da Terceira Idade de São José do Centro fez uma apresentação.

Jardim

O último seminário da semana foi no Bairro Jardim, na quarta-feira à noite, que contou também com a participação de moradoras dos bairros Arlindo Hermes, Solano e Boa Vista. Iniciando os trabalhos da noite, a advogada Silviane Arruda Estery falou sobre o tema “O divórcio e os desafios da nova lei”. O assunto abordado teve por objetivo orientar as mulheres que estão passando pela separação e, muitas vezes, não têm o esclarecimento necessário para tal.

Dando continuidade, o professor Edinho, fechando seu ciclo de palestras, novamente emocionou o público iniciando sua parte do seminário segurando um bebê de apenas 19 dias. Com a criança nos braços, Edinho agradeceu a oportunidade de mais uma vez estar em Não-Me-Toque e cantou uma canção.

A vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer fez questão de participar de todos os Seminários para Mulheres. “É um momento único que nós da Administração Municipal de Não-Me-Toque estamos proporcionando para as nossas munícipes. Como a vida está muito acelerada e competitiva e as mulheres estão cada vez mais assumindo papéis sociais que eram apenas de homens há alguns anos, nada mais justo que propiciarmos um momento de reflexão para aquelas que são, sem sombra de dúvida, peças fundamentais no desenvolvimento de nosso município”, enfatizou.