09 de novembro de 2011 as 15:52 / Gabinete, Sem categoria

Não-Me-Toque é o 12º município gaúcho em desenvolvimento

O Índice Firjan, divulgado no sábado, 5, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janiero, mostra Não-Me-Toque como 12° lugar no ranking estadual e 206° no ranking nacional de desenvolvimento municipal.

O ranking que apontou e analisou índices de educação, emprego e renda e saúde, além de mostrar a qualidade de vida no município apontou, ainda, a evolução na redução das desigualdades no país.

O índice, que acompanhar a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão das prefeituras, baseado nos dados de 2009, revelou agora que o país tem 62,9% de cidades com desenvolvimento (IFDM) de moderado a alto. Não-Me-Toque está no seleto grupo, onde só 4% dos municípios estão, com nível considerado alto, acima de 0,8. A média nacional dos municípios ficou em 0,63.

– Os índices mostram que Não-Me-Toque cresce economicamente e em qualidade de vida, o que nos deixa muito feliz. Nós trabalhamos para as pessoas, melhorando o acesso à saúde e qualificando a educação. Os resultados estão aparecendo, também graças à iniciativa privada, que tem participação importante neste resultado através da oferta de emprego e renda – avaliou o prefeito Antônio Piva.

O Rio Grande do Sul teve mais de 65 municípios entre os 500 primeiros colocados no ranking nacional. O estado é destaque em saúde entre as cidades melhor posicionadas. Apenas 14 municípios do estado atingiram a média acima de 0,8, entre eles está Não-Me-Toque na 206° posição nacional. Entre os cem melhores aparecem: Bento Gonçalves, Farroupilha e Lajeado.