03 de novembro de 2011 as 10:46 / Sem categoria

Delegação de Não-Me-Toque participa de Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

Após serem eleitas como delegadas para representarem o município na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres “Enid Backes”, de 21 a 23 de Outubro, em Porto Alegre, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Não-Me-Toque, Magnólia Mallmann, esteve participando do evento, juntamente com Elena Maria de Quadros.

Na presença do governador Tarso Genro, a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres foi aberta em clima de descontração, reunindo cerca de mil ativistas de vários municípios gaúchos para o debate sobre ‘Autonomia e Igualdade para as Mulheres Gaúchas’, no auditório do Hotel Continental.

Na cerimônia oficial, a titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, saudou as autoridades e participantes, reforçando que antes mesmo da abertura, a conferência já poderia ser considerada histórica. “Mais de 12 mil gaúchas se envolveram nas etapas regionais e municipais, em um processo que integrou 288 municípios, o equivalente a 58% do território estadual”, comemorou. Na opinião da secretária, o momento político brasileiro, protagonizado pela presidente Dilma Rousseff, incentiva esta participação. “As mulheres querem estar presentes no debate e nas decisões sobre os temas que enfrentam qualquer tipo de discriminação e preconceito e promovem a igualdade”, sustentou Márcia.

A homenageada da Conferência, a socióloga e militante feminista, Enid Backes, 80 anos, foi muito aplaudida e, emocionada, agradeceu a homenagem, fazendo um pedido ao governador: a abertura de espaços para as mulheres na grade de programação da Rádio FM Cultura e na TVE. “Esta é uma forma de ampliarmos e popularizarmos o debate sobre as questões específicas que afligem as mulheres e combater os preconceitos”, defendeu a militante afirmando que “isto será um importante passo para que as transformações necessárias à construção da equidade de gênero avancem”.

Durante a conferência houve o lançamento livro “Lei Maria da Penha, comentada em uma perspectiva de Gênero Jurídico-Feminista”.

Também participaram da abertura a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a ministra de Políticas para as Mulheres, Iryni Lopes, os deputados estaduais Ana Affonso (PT), Edegar Pretto (PT) e Míriam Marroni (PT), a presidenta da Câmara de Vereadores de POA, Sofia Cavedon, entre outras autoridades.