25 de outubro de 2011 as 17:10 / Saúde, Sem categoria

I Feira da Saúde mobiliza toda a comunidade e é um sucesso

No último sábado, dia 22, foi realizada a I Feira de Saúde que envolveu a Secretaria Municipal de Saúde, os hospitais de Caridade e Alto Jacuí, além de entidades, empresas, Acint, Rotary e Lions Clube.

Para a secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, este primeiro evento envolvendo todo o município, de um modo geral, alcançou o objetivo da comissão organizadora e, em muitos quesitos, superou as expectativas do público. “Procuramos realizar esta feira no mês de outubro para aproveitarmos o embalo do movimento mundial ‘Outubro Rosa’, uma campanha que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce do mesmo. Neste sentido desenvolvemos atividades relacionadas ao assunto durante todo o mês, como a palestra realizada pelas voluntárias do Instituto de Mama do Rio Grande do Sul e realização de exames papanicolau ou citopatológico, além de apalpação de mamas e encaminhamentos de mamografias durante todos os sábados de outubro, no Posto Central. Mesmo sendo uma campanha destinada às mulheres, aproveitamos o fato de estarmos trabalhando a prevenção do câncer feminino e abordamos a prevenção do câncer de próstata, através da realização de uma palestra com o médico urologista Dr. Gilberto Carlos Amaral. Após todas estas atividades e envolvimento com a comunidade, a Feira de Saúde brindou a população com mais esclarecimentos sobre a prevenção de doenças e oportunizou as pessoas a realização de exames”, explicou Bernadete.

Segundo a enfermeira Liliane Erpen, as palestras e a mobilização através do ‘Outubro Rosa’ surtiu um grande efeito. “Além dos encaminhamentos de mamografias nos postos (o que ocorre todos os meses) mais 41 foram agendados nos sábados e o número de mulheres que realizaram o exame preventivo de colo de útero já passa de 100 e ainda vamos estar realizando este procedimento no próximo sábado”, relatou a enfermeira, enfatizando que durante a Feira de Saúde 50 exames de PSA (exame de sangue que é utilizado para detectar câncer de próstata) também foram realizados.

Além dos já citados, outros 82 exames laboratoriais foram feitos no sábado e 195 atendimentos foram prestados pela equipe de enfermagem dos dois hospitais. Numa parceria, o Lions Clube trouxe uma unidade móvel do Hospital de Olhos de Passo Fundo, que realizou triagem e testes de visão. 201 pessoas foram contempladas com os procedimentos.

As crianças tiveram uma atenção especial durante o evento. Além dos diversos brinquedos que foram instalados no local, 38 crianças e pré-adolescentes foram atendidos por dentistas. Muitos, ainda receberam instruções sobre uma boa escovação, podendo praticá-la durante a feira, uma vez que o SESI de Marau emprestou um “escovódramo” que foi instalado na praça. A clínica Fauth fez doação de escovas de dente, a Cotrijal de cremes dentais e a Corsan de copos d’água.

Encerrando a I Feira da Saúde, foi realizada uma caminhada. A Academia da Dóris foi responsável pelos alongamentos antes da atividade.

Durante uma reunião de avaliação da Feira de Saúde, nesta terça-feira, dia 25, a secretária de Saúde reuniu os administradores do Hospital Beneficência Alto Jacuí, Felipe Sohne e do Hospital de Caridade, Jorge Valdemar de Souza. Durante o encontro foi destacada a participação intensa da comunidade ao prestigiar o evento e também ao auxiliar no desenvolvimento do mesmo, já que empresas e entidades tiveram bastante envolvimento. Ainda, foi frisado que este novo método de organizar a feira, realizando a parceria entre os dois hospitais e integrando a comunidade, é uma ação de saúde em conjunto, que tem por objetivo buscar diagnósticos precoces para salvar vidas.

Embora organizada pela Secretaria de Saúde, outras secretarias municipais estiveram participando da feira, como a de Obras, Agricultura e Meio Ambiente, Educação e, principalmente, a Secretaria de Assistência Social, que participou com seus servidores ativamente realizando panfletagem sobre diversos trabalhos realizados pela mesma e exposição de artesanatos e outros materiais fabricados pelas crianças do Centro de Educação Integrada (CEI). Ainda realizaram o recadastramento dos usuários da Bolsa Família, bem como divulgando os programas oferecidos pelo governo à população carente.