21 de outubro de 2011 as 09:57 / Saúde, Sem categoria

Outubro Rosa incentiva mês de prevenção em Não-Me-Toque

Sabendo da importância da prevenção e controle do câncer de mama e colo de útero para uma melhor qualidade de vida da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Hospital Alto Jacuí, Hospital de Caridade, Acint, Lions, Rotary Clube e Conselho Municipal de Saúde, vêm desenvolvendo durante todo o mês de outubro, o mês da prevenção, com várias atividades referentes ao assunto em todos postos de saúde do município, como também, intensificando a coleta de exames papanicolau (citopatológico do colo do útero – CP) aos sábados pela manhã, no Posto de Saúde Central, nos dias 08, 15, 22 e 29 de outubro.

Ainda pensando na prevenção das patologias femininas, no dia 19 de outubro, última quarta-feira, foi realizada uma palestra no plenário da Câmara Municipal de Vereadores com as voluntárias Maria Nilda Oliveira, Nadir Pinheiro Vargas e Nilcia Padilha e Silva, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA). Na oportunidade, assuntos referentes ao câncer de mama e a prevenção do mesmo estiveram em pauta.

Mais de 100 mulheres da comunidade não-me-toquense estiveram prestigiando o evento, o que para a secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, foi de alta valia. “Percebemos que cada vez mais nosso público feminino busca por informações e procura realizar todos os procedimentos preventivos para evitar uma patologia futura”, destacou, enfatizando que o objetivo principal destas atividades é mostrar à população que a medicina preventiva é o melhor remédio.

Um dos motivos pelo qual a Secretaria de Saúde optou por realizar a campanha de prevenção neste mês, é aproveitar o embalo do “Outubro Rosa” – movimento mundial que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce do mesmo. Ainda, os eventos realizados neste período, vão de encontro com o que estabelece a Lei Municipal nº 3.049 de 15 de março de 2005, de autoria do vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, que institui a campanha permanente de prevenção do câncer ginecológico e de mama no município de Não-Me-Toque.

Câncer de Próstata

Apesar de ser realizada paralelamente com o “Outubro Rosa”, o mês da prevenção em Não-Me-Toque também incluiu a população masculina. Na última terça-feira, dia 18, o médico urologista, Dr. Gilberto Carlos Amaral, palestrou sobre os tabus e a importância de exames preventivos para o diagnóstico do câncer de próstata. Durante o evento, que foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, os 50 primeiros homens que chegaram ao local foram contemplados com um exame de sangue PSA, que será realizado pelo Hospital de Caridade durante a Feira de Saúde.

Feira de Saúde

Encerrando a programação do mês de prevenções, neste sábado, dia 22 de outubro, será realizada a Feira da Saúde, na Praça Dr. Otto Schmidt, das 9:30 às 16:30. Durante todo o dia serão realizados exames laboratoriais, orientações sobre a saúde do homem e da mulher, cadastro para mamografia pelo SUS, oficina de fitoterápico e proteção solar, orientações sobre hipertensão e controle do diabetes, verificação dos sinais vitais, orientação sobre colo uterino e coleta de CP (no posto de saúde), oficina de pilates, auriculoperatia e osteopatia, oficina da água (CORSAN), brinquedos para as crianças, mateada (das 13 horas às 17 horas), triagem oftalmológica, oficinas de artesanato e o encerramento será com a Caminhada pela Vida, às 16:30. A organização do evento solicita aos participantes da caminhada que venham com a camiseta de sua empresa ou entidade.