13 de outubro de 2011 as 15:37 / Governo, Sem categoria

Executivo e Legislativo firmam acordo que beneficia o Bairro Santo Antônio

Na noite desta terça-feira, dia 11 de outubro, o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer e os secretários de Finanças, Naor Kümpel, de Administração e Planejamento, Noeli Verônica Machry Santos, de Obras e Saneamento, Ivan Cesar Machry e de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, estiveram na sede da Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio (Ambasa), juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos.

A reunião foi promovida pelo Executivo e Legislativo, para anunciar aos moradores a pavimentação de nove quadras no Bairro Santo Antônio, através de uma parceria entre os dois Poderes.

Na oportunidade, o presidente da Câmara de Vereadores destacou que no último ano havia encaminhado um projeto à Câmara de Deputados, junto ao Gabinete do Deputado Federal Luis Carlos Busato (PTB), pleiteando uma emenda parlamentar no valor de R$ 150.000,00 para pavimentação da Rua Espumoso. “No entanto, como a presidente Dilma Rousseff vetou, na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 (LDO), o artigo que tentava proteger as emendas de cortes futuros e que criava uma espécie de reserva para o pagamento das emendas, nós perdemos este recurso. Porém, como vereador e presidente da Câmara, eu fiz questão de continuar encabeçando este projeto, angariando recurso de outra forma”, explicou Gilson.

Como as verbas destinadas à Câmara de Vereadores não foram utilizadas em sua totalidade e, conforme o vereador destacou, economias foram feitas para que o maior valor possível pudesse ser levantado, o Poder Legislativo, em consenso, decidiu devolver a verba ao Poder Executivo. “Entretanto, pedimos ao prefeito que investisse este valor devolvido – R$ 213.000,00 – na pavimentação de nove quadras do Bairro Santo Antônio, uma vez que não podemos mais contar com os recursos da emenda parlamentar”, frisou.

O prefeito Antônio Vicente Piva ressaltou, durante a reunião, que a proposta do Legislativo foi aceita de imediato pelo Executivo. “Para nós o desenvolvimento de Não-Me-Toque está em primeiro lugar, principalmente se tratando de investimento na infraestrutura da cidade. Uma de nossas principais metas de Governo é pavimentar o maior número de ruas possíveis. Desta forma, desenvolvemos o projeto Pró-Pav (uma parceria entre moradores e Administração Pública) e através do mesmo já calçamos 55 quadras. Portanto, a proposta do vereador Gilson dos Santos foi totalmente abraçada, uma vez que este também é um dos nossos principais objetivos”, enfatizou.

No decorrer do encontro, representantes do Executivo e Legislativo explicaram aos moradores do bairro como o projeto será desenvolvido. Segundo a Administração Pública a obra já está licitada e, no momento, é necessário esperar apenas o prazo de homologação para o início das obras, que devem começar a serem realizadas dentro de 30 dias.

Para que os moradores pudessem entender melhor o projeto, um mapa do bairro, contendo as ruas que receberão pavimentação, foi apresentado durante o encontro. Serão quatro quadras calçadas na Rua Espumoso, uma quadra na Rua Olavo Billac, duas na Rua Venâncio Aires e duas na Bento Gonçalves. Ainda, foi ressaltado que as ruas que não precisarem de tubulação provavelmente serão as primeiras e receberem a obra.

A comunidade do Bairro Santo Antônio que esteve presente na reunião ficou satisfeita com o acordo entre os dois Poderes e esperam com ansiedade o calçamento que trará melhor qualidade de vida aos moradores, bem como deverá deixar o bairro mais bonito.