26 de setembro de 2011 as 17:43 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Mobilização em prol do meio ambiente movimentou a cidade de Não-Me-Toque

Uma mobilização em prol do meio ambiente movimentou a cidade durante a manhã e a tarde deste sábado (24). Campanha: Mutirão do Lixo Eletrônico. Recicle essa Idéia! promoveu uma ação de recolhimento de lixo eletrônico no Município de Não-Me-Toque. Lixo de eletro-eletrônicos, telefonia, linha branca e informática foram coletadas no último sábado, durante a Campanha: Mutirão do Lixo Eletrônico. Recicle essa Idéia!

A campanha foi realizada pela Administração Municipal de Não-Me-Toque, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio das Escolas Municipais, ACINT, ACREU, Grupo de Escoteiros – Guardiões da Nascente, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Cotrijal, E.Orlando Roos, Jan e Stara.

Foram espalhados pontos de coletas pela parte central da cidade (Praça Central), bairros (Escolas Municipais) e localidades do interior, com pontos de coleta distribuídos pelos bairros, centro e em duas localidades do interior, foi possível oferecer um melhor acesso às pessoas e a conscientização da comunidade foi um dos grandes focos da campanha.

O resultado foi surpreendente: 32 toneladas, ou seja, 01 caminhão de 3.000 toneladas, 01 caminhão de 6.000 toneladas e o Município teve que contratar mais um caminhão de 27 toneladas, para fazer o transporte de todo o material recolhido. Entre os artigos, estavam aparelhos de TV, monitores, refrigeradores, ar-condicionado, ventiladores, máquinas de lavar roupa, teclados e placas eletrônicas, entre vários outros itens. A iniciativa, além de sensibilizar os naometoquenses sobre a importância da destinação correta dos resíduos eletrônicos irá contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Conforme a Vice-Prefeita Teodora, a iniciativa busca oferecer destinação correta a todo tipo de material eletrônico. “Os componentes desses equipamentos contêm metais pesados, que são considerados altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente e precisam de uma destinação correta”.

“O objetivo principal da campanha foi dar uma alternativa ambientalmente correta para resolver um problema que é esse passivo ambiental que se encontra na maioria dos municípios, sendo o custo para a destinação de maneira individual muito alto e por serem equipamentos antigos, dificilmente a logística reversa se aplicaria”, frisou a vice-prefeita Teodora.

A Coordenadora do Mutirão do Lixo Eletrônico, a Bióloga Manoela Cielo explicou que “a campanha visou recolher todo o lixo eletrônico, beneficiando o meio ambiente por serem materiais de difícil decomposição. E também pelo fato dos mesmos serem reaproveitados”.

O Prefeito Piva, reitera que “é com satisfação que realizamos esta campanha em nossa cidade. Apoiada pelas escolas, entidades, empresas e toda a comunidade, é uma maneira de darmos uma destinação correta a esses resíduos eletrônicos, além de colaborar com o meio ambiente. A mobilização visou à conscientização da população nãometoquense, ressaltando que a iniciativa teve um saldo positivo e que ações como esta voltarão a ser realizadas no Município”.

Todo o material recolhido neste sábado será encaminhado para empresa IZN – de Porto Alegre especializada em reciclar e dar um destino certo a este tipo de equipamento. O lixo eletrônico será encaminhado para empresa especializada que fará o desmonte e reciclará os resíduos,  nada será jogado em lixões ou aterros sanitários, evitando assim a poluição da natureza, explicou a bióloga Manoela Cielo. “Essa ação é a oportunidade para que a população se conscientize que este tipo de material não pode ter um fim comum”, frizou Manoela.

Fotos: Katiusca de Oliveira, Jacqueline Dreyer