23 de setembro de 2011 as 16:26 / Governo, Sem categoria

Prefeito Piva reforça a importância da Fábrica de Tratores da Stara para estado e para Não-Me-Toque

A empresa gaúcha Stara, fabricante de implementos agrícolas, anunciou este ano que passará a produzir tratores no Brasil e a exportá-los para isso projeta a construção de uma nova unidade fabril com 30.000 m², destinada exclusivamente para este segmento, esta unidade contará com aproximadamente 500 colaboradores diretos.

Buscando garantir os investimentos e a instalação da fábrica de tratores no Rio Grande do Sul representantes do Governo Municipal de Não-Me-Toque, com apoio do deputado Diógenes Basegio (PDT), estiveram nesta quarta-feira (21), com o secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, reforçando a importância do empreendimento para estado e para a região.

Participaram da audiência: o prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva; a vice-prefeita, Teodora Lütkemeyer; o secretário Municipal de Desenvolvimento, Jair Selomar Kilpp; o presidente dfo Legislativo, vereador Gilson dos Santos; dois superintendentes do Badesul, Attilio Domingues Banetti e Maureci Bratti Bergler; o secretário adjunto do Gabinete dos Prefeitos, Gilson de Brum; o assessor técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Taylor Favero Guedes.

– Acompanhamos todo o esforço dos governantes para atrair novos investimentos, mas não podemos esquecer dos nossos empresários que já estão aqui. É isso que queremos para a Stara que é uma empresa gaúcha que está crescendo e quer crescer aqui junto com o Rio Grande do Sul -, afirmou Basegio.

Os representantes de Não-Me-Toque, município sede da empresa que há 51 anos produz somente equipamentos agrícolas, apresentaram ao secretário sua preocupação em garantir incentivos para que fábrica de tratores da Stara opere no Estado. A nova unidade será instalada em uma área de 30 mil metros quadrados, cujo local ainda não foi definido, com um investimento de R$ 75 milhões em cinco anos. O prefeito Piva ressaltou que diversos estados estão fazendo oferta, buscando atrair o investimento, por isso estão concentrando esforços para estruturar o município e suprir as demandas do empreendimento.

Motta salientou que é disposição do Governo do Estado conceder incentivos e garantir crédito financeiros.

– Tendo em vista o cenário que me foi apresentado sobre a disponibilidade da Stara em investir no RS, mais especificamente em Não-Me-Toque, e a organização de trabalho deste governo em ampliar os investimentos no Rio Grande do Sul, percebo um bom panorama para esta parceria. Estou muito confiante -, explicou Motta.

Já estão agendadas outras reuniões para discutir essa questão e seus encaminhamentos. Basegio e Motta se comprometeram a acompanhar a demanda e agilizar ações para garantir o investimento no Rio Grande do Sul.

AUTORA: Ana Luisa do Nascimento

FONTE: Gabinete do deputado Diógenes Basegio (PDT)