19 de setembro de 2011 as 16:44 / Sem categoria

Diversas atividades marcam a Semana Farroupilha em Não-Me-Toque

Neste domingo, dia 18 de setembro, foi realizado o desfile temático em comemoração à Semana Farroupilha. Baseado no tema estadual “Nossas Raízes”, o desfile trouxe para a Avenida Alto Jacuí a história do Rio Grande do Sul e como o povo gaúcho foi formado, através das misturas de raças.

O primeiro carro alegórico contou a história da chegada dos Padres Jesuítas, com a missão de catequizar os nativos. Na sequência, os caminhões lembraram os tempos da Província de São Pedro, a chegada dos Açorianos, posteriormente a chegada da etnia alemã, a Revolução Farroupilha, a Revolução Federalista e a chegada dos italianos e, na região de Não-Me-Toque, dos holandeses.

Participaram do evento todas as escolas do município, entidades e empresas, além das Associações Culturais e das invernadas do CTG Galpão Amigo, bem como dos cavalarianos dos grupos Cavaleiros da Tradição e Cincerro de Prata. A Banda Marcial Municipal teve participação especial na abertura do desfile.

Ainda no início da solenidade, o prefeito Antônio Vicente Piva chegou de aranha (uma charrete tipicamente gaúcha), juntamente com o tenente do 4º PM da Brigada Militar, João Roberto Cardoso, em frente ao Altar da Pátria. Em seguida, o patrão do CTG Galpão Amigo, Celito Zuffo, trouxe uma centelha para que junto do prefeito a Chama Crioula fosse acesa.

Outras atividades

Além do desfile, outras atividades ocorreram durante toda a Semana Farroupilha, que teve início no dia 11 de setembro em Não-Me-Toque, com o acendimento de uma centelha junto ao túmulo do casal homenageado deste ano, Divo e Jovelina Castoldi Huppes. Na oportunidade, Patrícia Hupes, filha dos homenageados, leu a biografia do casal, enaltecendo o estilo de vida de Divo Huppes, sua vivência campeira, a passagem como patrão do CTG, o apoio às invernadas artística e campeira e o companheirismo de Dona Nena.

No decorrer da semana foram servidos cafés de chaleira na casinha do CTG na praça Dr. Otto Schmiedt, além de almoços campeiros e jantares na própria sede do CTG Galpão Amigo.

Dando destaque à cultura e ao resgate histórico, oficinas batizadas como “Oli Gale Tche” foram ministradas no CTG, para que as crianças pudessem ter contato com o folclore gaúcho. Nas oficinas as crianças aprenderam a fazer os brinquedos artesanais com os quais os pequenos se divertiam antigamente, como a boneca de pano e o carrinho de osso de boi. Também tiveram aulas de dança e de instrumentos musicais. As atividades foram ministradas pelo professor Jamaica e pelas Invernadas Artísticas.

Encerrando a Semana Farroupilha de 2011, esta noite, dia 19 de setembro, haverá um jantar com baile no CTG Galpão Amigo onde as invernadas do município e convidadas da região estarão se apresentando.

***Mais fotos na galeria de fotos.