15 de setembro de 2011 as 16:59 / Desenvolvimento, Sem categoria

1º APSul supera expectativas de satisfação e novo evento deve ser realizado em 2013

Encerrou nesta terça-feira, dia 14, o 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul América). O evento, que teve duração de dois dias e contou com um público de cerca de 7 mil pessoas, foi muito bem avaliado por lideranças do agronegócio, empresários do setor agrícola, produtores e pesquisadores.

No segundo e último dia de evento foram realizadas três palestras pela manhã. Uma sobre “Máquinas Precisas – Situação atual e tendências futuras” que foi ministrada pelo professor José Paulo Molin, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Esalq/USP. Na sequência, o professor José Antônio Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul abordou o tema “Manejo de lavouras para altos rendimentos” e, encerrando o turno, o professor Carlos Tein, também da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, palestrou sobre “Princípios e aplicações do tráfego controlado”.

Durante à tarde, duas oficinas foram realizadas, uma sobre “Máquinas Precisas: Regulagem e cuidados na operação de sensores de rendimento, calibrações de equipamentos e taxa variável, pré-requisitos para eficiência de escarificadores mecânicos na descompactação do solo”, que foi desempenhada pelos professores José Paulo Molin e Carlos Trein. A outra oficina ficou a cargo do professor da Universidade de Santa Maria, Ênio Giotto, sobre “Clínica básica de agricultura de precisão”.

Para o presidente do APSul, Willibrordus van Lieshout, o objetivo principal de criar um espaço para o intercâmbio de conhecimento foi alcançado com êxito, uma vez que o produtor rural e os profissionais ligados ao setor agrícola puderam estar em contato com tudo que vem sendo desenvolvido na área, através de estudos e novas tecnologias do ramo. “Nestes dois dias, quem esteve no parque da Expodireto Cotrijal pôde se atualizar. As palestras e oficinas abordaram temas relacionados à utilização da agricultura de precisão e das máquinas precisas, seus aspectos e inovações, o que foi fundamental para que os produtores pudessem entender a necessidade da utilização desta nova técnica nos dias de hoje” frisou o presidente destacando que cada vez mais precisamos de novas tecnologias para produzir mais em espaços reduzidos.

Para Telmo Amado, componente da comissão organizadora e professor da Universidade Federal de Santa Maria, o evento alcançou todos os objetivos, trazendo à tona discussões e informações que passam a fazer parte da realidade da agricultura nacional. “Esse evento é um divisor de águas em termos de adoção em larga escala da agricultura de precisão no Brasil. E fico feliz com o apoio que tivemos da prefeitura e das empresas de Não-Me-Toque, além da Cotrijal, por serem o berço dessas discussões e da divulgação dessas novas tecnologias”.

O sucesso do evento consolidou o 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas. Desta forma, 2º APSul já está previsto pra 2013, porém os organizadores ainda não divulgaram a data.

O 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas foi uma realização da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque, Sistema Farsul, Cotrijal, Universidade de Santa Maria e Sindicato Rural de Não-Me-Toque, tendo como patrocinadores as empresas Jan, Stara e Semeato, além do Senar.