A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
13 de setembro de 2011 as 18:25 / Desenvolvimento, Sem categoria

APSul América já é um grande sucesso

O 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul América) que teve início nesta terça-feira, dia 13, no parque da Expodireto Cotrijal, já é um sucesso. O evento conta com delegações da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, do Sudão, do Cazaquistão e da Rússia, além de comitivas de diversos estados brasileiros como Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo e participantes de 272 municípios do Rio Grande do Sul também se fazem presentes no Congresso.

A palestra que abriu a primeira manhã do APSul América foi sobre “Sensores ópticos para fertilização nitrogenada em tempo real” realizada pelo pesquisador da Yara Fertilizantes, Joerg Jasper, da Alemanha. Na oportunidade, Joerg fez um relato histórico sobre a linha do tempo da Agricultura de Precisão na Europa – onde surgiu a técnica em 1995, quando o sinal de GPS passou a ser disponível para a população civil. “De lá para cá muita coisa mudou. Os produtores tiveram que buscar informações para poderem trabalhar através do sistema de agricultura de precisão e as máquinas passaram a ser desenvolvidas para suprir a demanda da nova tecnologia. Nos últimos anos, o mundo percebeu que a agricultura de precisão é a técnica que veio para ficar e, com o aumento das commodities e insumos, a nova tecnologia só vem agregar melhores resultados ao produtor, que passará a produzir mais em espaços menores”, enfatizou o pesquisador alemão.

A segunda palestra da manhã foi proferida pelo professor Ibanor Anghinoni, da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que abordou o tema “Variabilidade espacial e formas de aplicação a lanço de fertilizantes”.

Encerrando as atividades da manhã, foi realizado um painel permanente sobre “Avanços da agricultura de precisão na América do Sul”. O debate teve como mediador o jornalista do Canal Rural, João Batista Olivi, e como painelistas os pesquisadores Andrés Méndes (INTA – Argentina), Ricardo Inamasu (Embrapa), professor Telmo Amado, da Universidade de Santa Maria, e o presidente da FARSUL, Carlos Sperotto. Participando ativamente das discussões propostas pelos painelistas, estiveram marcando presença o presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, e o diretor-presidente da Stara, Gilson Trennepohl.

Todas as atividades realizadas durante a manhã foram no restaurante do parque. Simultaneamente, mais participantes do APSul tiveram a oportunidade de acompanhar as mesmas no auditório, onde um telão transmitia as palestras ao vivo.

Durante a tarde, as atividades tiveram sequência com duas oficinas. No restaurante, Joerg Jasper ministrou a oficina “Fundamentos e prática da adubação nitrogenada e taxa variada com sensores ópticos”. Ao mesmo tempo, no auditório, o professor da Universidade Federal de Santa Maria, Rudiney Soarez Pereira, tratou sobre “Sensoriamento Remoto”.

Amanhã, o 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas tem continuidade com mais palestras e oficinas. Os participantes também podem aproveitar a oportunidade para visitar os estandes das 30 empresas expositoras.

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir