13 de setembro de 2011 as 11:36 / Desenvolvimento, Sem categoria

A Capital Nacional da Agricultura de Precisão sedia o 1º APSul América

Um jantar realizado no Clube União, para recepcionar autoridades, lideranças do agronegócio, representantes de empresas e entidades vinculadas ao 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul América), marcou o início deste grande evento.

A solenidade oficial de abertura contou com a presença do prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, do presidente do congresso e do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Willibrordus Van Lieshout, do deputado federal Luiz Carlos Heinze, do deputado estadual Pedro Westphalen, do diretor geral substituto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Giordano Borba, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, do presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica, do prefeito de XV de Novembro e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Clair Tomé Kuhn, do prefeito de Lagoa dos Três Cantos e vice-presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí, Ernor Weber, do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, do vice-diretor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, Valmir Aita, do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul, Gilmar Tietböhl, e dos diretores das empresas Stara, Gilson Trennepohl, da Jan, Henricus Rietjens, e da Semeato, Carlos Nolt.

Na ocasião, o presidente do APSul América disse, em seu pronunciamento, que o objetivo do evento é mostrar a todos os participantes, especialmente ao produtor rural, o que é a agricultura de precisão e como ela pode chegar nas propriedades. “Ainda não estamos no limite da produtividade de nossas culturas, podendo avançar muito mais com a utilização dessas novas tecnologias”, afirmou, lembrando que há 35 anos a produtividade de milho era de 85 sacos/hectare e a de soja, 35 sacos/hectare.

Um dos grandes momentos da noite foi quando Anna Stapelbroek, proprietária da Fazenda Anna, que foi parceira juntamente com as empresas Stara, Massey Ferguson, Yara, além da Cotrijal e Universidade de Santa Maria, no desenvolvimento do Projeto Aquarius – que foi fundamental para que Não-Me-Toque recebesse o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão – recebeu um troféu do 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, como forma de agradecimento, das mãos do presidente do APSul.

Engrandecendo ainda mais a noite, o jornalista João Batista Olivi, do Canal Rural, fez uma breve palestra e recebeu do prefeito Antônio Vicente Piva, um mimo do município.

As palestras, painéis e oficinas tiveram início na manhã desta terça-feira e seguem até amanhã, no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.