26 de agosto de 2011 as 16:47 / Governo, Sem categoria

Lideranças Municipais querem a Fabrica de Tratores Stara em Não-Me-Toque

Na tarde do dia 26 de agosto, o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o Presidente da Câmara de Vereadores Gilson dos Santos,  o secretário de desenvolvimento Jair Kilpp, o secretário de Agricultura Johannes van Riel e o presidente da ACINT, Paulo Juarez de Oliveira estiveram reunidos com Ricardo Diaz – Gerente Industrial da STARA, responsável pela Linha de Tratores, entregando uma manifestação de interesse em segurar investimentos da Stara no Município de Não-Me-Toque.

O Prefeito Piva, falou do diferencial do Município de Não-Me-Toque que é a capacidade de diversificação. “É a diversidade que dá sustentação para a economia local. Não-Me-Toque tem indústrias de micro à grande porte e empresas com um bom desempenho na área de tecnologia da informação”, frisou Piva.

A vice-prefeita Teodora parabenizou a Stara pelo projeto de expansão da empresa em que através de iniciativa inovadora incorpora tratores em sua linha de produtos, além de expandir atividades para o  Mercosul/Argentina.

A Administração Municipal de Não-Me-Toque, desde o início de 2001, tem como um de seus principais focos o trabalho em prol do desenvolvimento industrial do Município. Através da Secretaria de Desenvolvimento, foi instituída a Lei de Incentivos que visa conceder incentivos a empreendimentos que vierem a se instalar no Município.

O Presidente da ACINT, Paulo Juarez de Oliveira, reiterou que também fomentando o avanço local, a Administração Municipal com o apoio oferecido pelas Indústrias locais, tem buscado junto aos órgãos competentes a Instalação de Cursos Técnicos – nível pós-médio, onde já se pode conferir os resultados desta parceria. Aumento da qualidade da mão-de-obra local, que possibilitam avanço e melhorias em diversos setores do Município.

O Município é pólo difusor de desenvolvimento para toda região e dispõe de uma infraestrutura de serviços: energia; educação infantil (creche), transporte; escolas; hospitais, enfim, há todo um conjunto de condições que a colocam em posição de destaque entre as cidades brasileiras do interior que oferecem melhor qualidade de vida, frisou o Prefeito Piva.

O Secretário Jair Kilpp comentou que com a instalação da Escola SENAI em Não-Me-Toque, tem se triplicado o atendimento à formação de mão-de-obra qualificada e a intenção é de intensificar um trabalho integrado não somente com o SENAI, mas também com instituições como o SENAC e outros parceiros para qualificação da mão de obra dentro das necessidades, visando reduzir custos e acelerar a implantação da empresa, garantindo desde o início um alto rendimento da mão de obra.

A Vice-Prefeita Teodora afirmou que, através da Secretaria Municipal de Habitação, a Administração Municipal em parceira com a Câmara de Vereadores pretende adquirir, com recursos próprios, uma nova área para Núcleo Habitacional e através dos programas estaduais e federais para beneficiar os trabalhadores da empresa Stara.

Neste contexto, o Poder Público Municipal de Não-Me-Toque registra sua disponibilidade para priorização de ações que viabilizem a implantação da nova unidade da Empresa Stara, oferecendo ações para instalação desta indústria, frisou o Presidente do Legislativo Gilson dos Santos.

O encarregado de tratar do assunto com os municípios é o Gerente Industrial, Ricardo Diaz, que afirmou sobre o interesse da empresa em permanecer o mais próximo possível da matriz. Até ontem, dezenas de municípios já haviam entregado propostas. Também os governos dos estados do Paraná, Goiás e Mato Grosso já haviam dado sinal de interesse de atrair os investimentos da Stara, em conversa direta com o diretor-presidente da empresa.

Gilson Trennepohl agradeceu o interesse e o apoio do governo municipal e afirmou que primeiramente a decisão passa pelos incentivos que o Governo do Estado possa vir a oferecer. Primeiro será definido o estado, depois o município.

Assim, prestes a completar 51 anos, a Stara, empresa  genuinamente nãometoquense, engrandece e orgulha toda a nossa comunidade, pois traz na sua história marcas importantíssimas no diferencial do “Empreendedorismo Sustentável” que representa a cidade de Não-Me-Toque em nível Estadual e Nacional.