11 de agosto de 2011 as 16:27 / Sem categoria

Município apoia a campanha em prol da duplicação da BR 386

Na última segunda-feira, dia 08 de agosto, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Johannes van Riel, esteve representando o prefeito Antônio Vicente Piva numa audiência pública, realizada em Tio Hugo, juntamente com a coordenadora das Agroindústrias, Maria Elise Rauber. Na oportunidade, lideranças das regiões do Vale do Taquari, do Celeiro, da Produção e do Alto Jacuí estiveram discutindo a duplicação da BR 386 – também conhecida como “Estrada da Produção” e “Estrada Leonel de Moura Brizola” – no trecho de 134 km que liga Lajeado à Tio Hugo.

Todos engajados pela causa, que favorece todas as regiões citadas, as solicitações começaram ainda em 2005 e, em 2009, iniciaram as mobilizações dos municípios interessados na duplicação da estrada. Neste sentido, um projeto foi elaborado, com o lema “A vida não se multiplica, mas o asfalto se duplica” no sentido de sensibilizar as autoridades. Nestes 134 km, desde 2005 até hoje já ocorreram 1.992 acidentes com 72 mortes.

Um dos principais argumentos para a realização da duplicação da Estrada da Produção é o fluxo intenso de veículos, uma vez que esta é a principal rodovia que liga a região norte do estado à região metropolitana.

O encontro foi coordenado pelo Deputado Estadual Cassiá Carpes (PTB) e além dele, outros representantes da Assembleia Legislativa estiveram presentes, apoiando a causa, como os deputados Gilmar Sossela (PDT) e Luciano Azevedo (PPS). Ainda, representando a Câmara dos Deputados, esteve presente o deputado Luiz Noé (PSB-RS). Também prefeitos de diferentes municípios, secretários, vereadores, empresários, imprensa e agricultores estiveram na reunião, fortalecendo o pedido.

A próxima ação a ser realizada em prol da duplicação da BR 386 será uma mobilização popular nos municípios de Lajeado, Soledade, Tio Hugo, Iraí e Carazinho, na próxima segunda-feira, dia 15. Neste dia, adesivos serão distribuídos para serem colocados nos carros, como forma de popularizar a campanha.