05 de agosto de 2011 as 14:16 / Saúde, Sem categoria

Programa Sorrindo para o Futuro do Sesc é implantado em Não-Me-Toque

Numa parceria entre Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Sesc-RS, foi implantado em Não-Me-Toque o programa “Sorrindo para o Futuro”. Pretendendo melhorar a saúde bucal das crianças através da formação de hábitos saudáveis, os profissionais engajados no programa devem atuar com os alunos 3º ano do turno da tarde da EMEF Valdomiro Graciano (primeira turma a participar do projeto), estimulando o hábito da higiene oral e a ingestão de alimentos saudáveis, além da prática de atividade física, o que potencializa o atendimento das necessidades de tratamento odontológico dos alunos e estimula a formação de escolas promotoras de saúde.

Colocando o projeto em prática, na tarde da última quarta-feira, dia 03 de agosto, a secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, juntamente com os dentistas Rosângela Resener e Rubens Nunes, mais as auxiliares de consultório odontológico e com a nutricionista Janice Simon, estiveram na sala do 3º ano apresentando o projeto às crianças e pais presentes. O prefeito Antônio Vicente Piva também esteve presente na ocasião.

Na oportunidade, as crianças receberam instruções quanto à escovação e alimentação saudável. Também ganharam um estojo com escova de dente, creme e fio dental, que deverão deixar na escola para realizar a higienização bucal todos os dias após a merenda. Através de termo de adesão firmado e protocolado entre Sesc e o município, a prefeitura ficou encarregada de repor as escovas de dente, creme e fio dental, enquanto o Sesc fornece o material gráfico educativo e os estojos para as crianças. Entre o material disponibilizado pelo Sesc, há um boletim, onde as crianças receberão a avaliação do desempenho da atividade.

Além dos profissionais da saúde, a professora da turma, Marlene Colognese, e a diretora da escola, Janete Lamb, se comprometeram a coordenar o andamento do projeto no dia-a-dia com a turma. Mesmo assim, pelo menos uma vez por semana as crianças serão supervisionadas pela equipe da Secretaria de Saúde.

Este é um projeto piloto e, conforme for o resultado, novas turmas poderão participar do programa “Sorrindo para o Futuro” do Sesc, no próximo ano.