26 de julho de 2011 as 11:00 / Sem categoria

Representantes do Governo Municipal participam de reunião da Amaja

Os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Johannes van Riel, e de Educação, Darci Bueno da Silva, além da assistente social da secretaria de Habitação, Vivian Vanzin, e da coordenadora das agroindústrias de Não-Me-Toque, Maria Elise Rauber, estiveram participando de uma reunião da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), em Coqueiros do Sul, no dia 22 de julho, última sexta-feira.

Na oportunidade foi discutido sobre diferentes assuntos, como a implantação de serviço de banda larga em todos os municípios da região em espaços públicos. Neste sentido, será realizado um curso de capacitação para a utilização de software livres, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, para pelo menos um funcionário por secretaria de cada município.

Ainda durante a reunião foi divulgado que no dia 8 de agosto haverá uma audiência pública para tratar da implantação de um hospital público regional, em Cruz Alta. O mesmo deverá ser completo, contando inclusive com uma UTI Neonatal.

Um dos principais assuntos em pauta – o qual foi muito discutido – foi o Plano Municipal de Saneamento Básico (Plamsab). No evento, lideranças políticas da região alertaram que o tempo de implantação do mesmo é curto, visto que, conforme a Lei 11.445/2007 que estabelece diretrizes nacionais para saneamento básico e para a política nacional de saneamento básico, exige a implantação do plano até agosto de 2012, em todos os municípios do país. O município que não fizer o Plamsab terá recursos federais bloqueados.

Neste sentido, haverá uma reunião no auditório da prefeitura de Não-Me-Toque hoje à tarde (26), às 14 horas, para que esta questão seja discutida em conjunto entre as secretarias de Habitação, Obras, Finanças e Meio Ambiente. Representantes da Corsan também estarão presentes.

O saneamento básico é uma questão crônica em todo território nacional. Nos últimos 30 anos muito pouco foi investido neste serviço, que é fundamental para toda a população. Em 2010 o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), passou a investir novamente em saneamento básico e prevê um repasse de 200 bilhões num período de 10 anos para ser investido na área.