20 de julho de 2011 as 16:48 / Governo, Sem categoria

Comitiva vai a Brasília pleitear verbas para projetos

Durante a última semana, entre os dias 11 e 14 de julho, o prefeito Antônio Vicente Piva, o secretário de Desenvolvimento, Jair Kilpp, e o vereador Valdir Kirst (Kéxinho) estiveram em Brasília tratando de diferentes assuntos.

Uma das primeiras audiências da semana foi no Ministério das Cidades, onde a arquiteta e urbanista da Secretaria de Habitação, Juliana Linhares Rubin, também esteve presente para solucionar questões relacionadas ao projeto de revitalização do Núcleo Habitacional Santo Antônio, o qual foi aprovado no final de 2010 através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Porém, para que o contrato seja assinado pela Caixa Econômica Federal para a liberação da verba para investimento na obra, o projeto precisa estar pronto até o dia 29 de julho. “A questão é que a conclusão do processo de avaliação da Caixa não está de acordo com o que foi enviado e elaborado pela prefeitura”, explica Juliana. O projeto defende a reforma de 80 casas por estarem em péssimo estado. No entanto, no levantamento feito pela Caixa, os responsáveis pelo estudo do projeto da prefeitura foram até o núcleo avaliar a real necessidade do investimento em tal local. “Uma vez no bairro, o fiscal responsável pela análise da Caixa tirou fotos apenas da fachada das casas. Não entrou nas moradias para tirar fotos dos reais problemas que existem nas mesmas e em função deste fato tivemos que ir a Brasília defender o recurso que foi aprovado ano passado, pois caso contrário corríamos o risco de perdê-lo” enfatiza a arquiteta.

Dando sequência à agenda em Brasília, o prefeito, o secretário e o vereador ainda estiveram no Ministério da Agricultura, onde conseguiram apoio para a realização do 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul), que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro deste ano, no parque da Expodireto Cotrijal. Ainda, estiveram na Câmara dos Deputados entregando convites para o lançamento do APSul, que foi no restaurante da Farsul, nesta segunda-feira, dia 18. Aproveitando a visita à Câmara, a comitiva não-me-toquense reforçou parcerias para reivindicar emendas parlamentares nas mais diversas áreas.

Também estiveram com o Secretário Nacional do Transporte e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, em tratativas sobre as mudanças do acesso a Não-Me-Toque pela estrada de Carazinho. Já no Ministério da Integração Nacional, foi gestionado sobre a liberação dos recursos provenientes do decreto de emergência, o qual o município foi submetido após inúmeros temporais ocorridos no mês de março.Na ocasião, foi feita a prestação de contas dos recursos liberados ano passado, em função dos temporais que ocorreram em fevereiro de 2010. Ainda sobre os recursos destinados pela Defesa Civil, o grupo de Não-Me-Toque esteve conversando com o Deputado Federal Luis Carlos Heinze, além de tratar também sobre a liberação de verbas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, para beneficiar agroindústrias e construir um laboratório de informática e análises de solo para o curso técnico em Agricultura de Precisão.

Antes de voltar a Não-Me-Toque, Piva, Jair e Kéxinho estiveram com a senadora Ana Amélia Lemos, com quem contam para apoiar a liberação de recursos para projetos do município, principalmente relacionados à agricultura.