20 de julho de 2011 as 17:25 / Desenvolvimento, Sem categoria

APSul América é lançado em Porto Alegre nesta segunda-feira

Aconteceu o lançamento do 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul América) nesta segunda-feira, dia 18, no restaurante da Farsul, em Porto Alegre. Na oportunidade, além do prefeito Antônio Vicente Piva e do secretário de Desenvolvimento, Jair Kilpp, também estiveram presentes os dirigentes das entidades realizadoras do evento como Sistema Farsul, Cotrijal e Universidade Federal de Santa Maria, Sindicato Rural de Não-Me-Toque. Também prestigiando a solenidade estiveram os representantes das empresas patrocinadoras: Stara e Jan, além do Senar.

Iniciando a solenidade, um VT sobre o APSul América foi veiculado para apresentar a proposta às entidades presentes e imprensa. Após, o presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto falou sobre os investimentos do Senar-RS nesta área, destacando a construção de um núcleo para treinamentos, no parque da Cotrijal, que estará funcionando durante todo ano, atendendo as demandas da região. Disse ainda que está empenhado em trazer convidados do Mercosul e entregará convite aos presidentes das federações que integram o Grupo Farm, que participarão da abertura oficial da Feira de Palermo, em Buenos Aires, na Argentina, que acontece no próximo final de semana.

O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, destacou o foco deste evento, visando o aumento da produtividade e a unificação das áreas de produção. O presidente do evento e do sindicato rural de Não-Me-Toque, Willibrordus Henricus Van Lieshout, disse que o encontro vai levar tecnologia moderna para aumentar a produtividade. Ele reforçou a importância da participação de estudantes, técnicos e produtores no congresso que além de palestras, oficinas e dinâmicas, vai divulgar para os produtores rurais a agricultura de precisão que é uma importante ferramenta para o desenvolvimento rural.

O prefeito Antônio Vicente Piva destacou em seu discurso a importância da realização deste grande evento em Não-Me-Toque. “Estamos dando jus ao título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão”, declarou.

No evento, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no parque da Expodireto Cotrijal, está prevista a realização de painéis com palestrantes da Alemanha, Argentina e de universidades com foco em estudos na agricultura de precisão, como UFRGS, USP e UFSM. Na ocasião, serão demonstradas as experiências de sucesso com a tecnologia, trabalhos científicos e perspectivas de como a agricultura de precisão pode atender ao mundo sob aspectos sociais, levando em consideração suas características de desenvolvimento sustentável. Outro diferencial do congresso será a possibilidade de demonstrações de atividades com as máquinas precisas.

Na América Latina, o Brasil é um dos países com maior potencial para o crescimento da agricultura devido ao solo, abundância de recursos hídricos e disponibilidade de mão de obra. O agronegócio brasileiro é responsável por 26,4% do PIB nacional e 39% dos empregos gerados. Neste contexto, o desenvolvimento da agricultura de precisão é o fator que faz estes números crescerem ano a ano.

O conjunto de técnicas consiste na melhor utilização dos recursos envolvidos no desenvolvimento de uma cultura como, por exemplo, a aplicação de insumos de forma localizada e corretiva na lavoura, práticas de amostragem georreferenciadas de solo além de mapas de produtividade. Outra consequência positiva é o incremento da informatização e da gestão na atividade.

A inscrição para a participação do 1º Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas pode ser realizada no site http://www.apsulamerica.net.