Não-Me-Toque participa de Assembleia Micro Regional em Tapera
Durante a manhã desta terça-feira, dia 05 de julho, o prefeito Antônio Vicente Piva, os secretários de Gabinete e Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Fioravante Piva e Johannes van Riel, respectivamente, estiveram em Tapera participando da Assembleia Micro Regional do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), dentro da Participação Popular e Cidadã. Também representando a segurança pública do município, estiveram o delegado da Polícia Civil Arlindo Cunha, o inspetor Gilberto Jair Jeske e a escrivã Ana Paula Piazzetta Tonin.
A assembleia foi realizada para os representantes dos municípios de Não-Me-Toque, Tapera, Lagoa dos Três Cantos e Colorado, como a segunda etapa do processo das Audiências Públicas Regionais e teve como organizadores o Corede Alto Jacuí e Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.
Na primeira etapa do processo, realizada em 30 de junho, em Cruz Alta, das 23 áreas disponíveis para investimento, 10 foram eleitas pelos 14 municípios do Corede Alto Jacuí. Então, a Assembleia Micro Regional realizada nesta terça-feira foi para discutir e escolher projetos dentro das 10 áreas para serem votados. Em consenso, os representantes dos quatro municípios presentes escolheram cinco programas.
Na área de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, foi selecionado o programa de investimento em cadeias produtivas alimentares e fomento agropecuário e do agronegócio. Na área de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, foi eleito o programa de qualificação da infraestrutura rural, com oferta de água e vias de acesso às localidades. Na área da Saúde, foi escolhido o programa que visa a ampliação das redes de atenção à saúde. No setor de Habitação e Saneamento foi optado pelo programa de saneamento com acesso à água, esgoto, drenagem pluvial e coleta/destinação de resíduos sólidos. E na área da Segurança Pública foi selecionado o programa de prevenção e repressão do crime.
Agora, a próxima etapa do processo será o Fórum Regional em Ibirubá, provavelmente na segunda quinzena de julho. Neste novo processo, o prefeito municipal, um vereador, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e o delegado eleito como representante do município – no caso de Não-Me-Toque, o secretário de Gabinete, Pedro Piva – deverão estar votando nas prioridades eleitas por todas as micro-regiões do Corede Alto Jacuí.
Após esta última escolha por parte das lideranças, a comunidade local terá a oportunidade de votar e escolher as prioridades do município e região, no dia 10 de agosto.