A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
04 de julho de 2011 as 15:36 / Saúde, Sem categoria

91,8% da população-alvo já foi imunizada contra o sarampo em NMT

59 crianças foram imunizadas contra o sarampo em Não-Me-Toque, no último sábado, 02 de julho, quando foi realizado o Dia D de vacinação contra a doença em todo o estado.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Liliane Erpen, juntando o número de crianças que já haviam recebido vacina, com o número registrado no sábado, ao todo já são 91,8% da população-alvo imunizada (crianças entre 01 e 07 anos incompletos). “A meta é atingir pelo menos 95% das crianças desta faixa etária, o que provavelmente iremos conseguir até o dia 22 de julho, quando a campanha será encerrada”, aposta a enfermeira, frisando que só falta imunizar mais 3,2% dos pequenos no município.

Ainda no sábado, cinco crianças entre 0 e 5 anos, que não haviam tomado a gotinha, receberam a dose contra a poliomielite. Somando os 88,86% dos pequenos imunizados no Dia D contra a pólio, último 18 de junho, com aqueles que receberam a gotinha após a data, o número de crianças imunizadas já ultrapassou a meta de 95%, atingindo 97% da população-alvo de Não-Me-Toque.

Durante o Dia D, o prefeito Antônio Vicente Piva, acompanhado da primeira-dama e secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, estiveram no Posto de Saúde Central conferindo o andamento das vacinações. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que teve início dia 18 de junho (mesmo dia de vacinação contra a paralisia infantil) e segue até o dia 22 de julho, é chamada de campanha de seguimento e deve ocorrer no intervalo de três a cinco anos. Porém, a última havia sido realizada em 2004. Além de fazer sete anos que não havia campanha de vacinação contra o sarampo, outro motivo intensificou a preocupação em relação à imunização: o surto de sarampo na Europa.

Para evitar o risco de epidemia, o Ministério da Saúde elegeu oito estados, incluindo o Rio Grande do Sul, para antecipar a campanha que deve ser iniciada somente no dia 13 de agosto nos demais estados brasileiro. Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas, os oito estados que já iniciaram a campanha de vacinação contra o sarampo, foram selecionados por terem fluxo turístico intenso, alta densidade populacional e casos confirmados da doença. Até agora, 15 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, sendo que só no Rio Grande do Sul já foram registrados cinco casos.

Os pais que ainda não levaram seus filhos para serem imunizados contra o sarampo devem se dirigir à sala de vacinação do Posto de Saúde Central. É importante levar junto a carteira de vacinação para que o procedimento seja devidamente registrado.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir