A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
30 de junho de 2011 as 08:29 / Desenvolvimento, Sem categoria

Curso Técnico em Agricultura de Precisão vem concluindo o primeiro semestre com sucesso

O primeiro curso Técnico em Agricultura de Precisão do Brasil começou este ano, no dia 28 de fevereiro. A primeira turma, formada por 40 alunos, está com o primeiro semestre praticamente concluído e, a maioria, já está empregada na área de atuação, com a expectativa de um futuro promissor.

Se na aula inaugural os alunos estavam curiosos em relação ao curso, em função de ser o primeiro ministrado em território nacional, além de se tratar da aprendizagem de uma nova tecnologia, da qual a maioria dos selecionados não tinha conhecimento algum, hoje eles estão cada vez mais interessados pelas aulas e percebendo o quanto a agricultura de precisão vem mudando o cenário agrícola atual e como eles se tornarão profissionais diferenciados, tendo conhecimento específico num ramo onde poucos possuem, além de estar em expansão.

A coordenadora pedagógica do curso, Milene Guadagnin, acredita que o interesse dos alunos também vem sendo despertado pelas aulas, principalmente daquelas que introduzem os alunos ao tema inovador. “Além das aulas, buscamos realizar palestras e atividades extracurriculares. Neste semestre os estudantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre Agricultura de Precisão com o gerente de tecnologia da Stara, Cristiano Buss, e outra sobre gestão ambiental, com o consultor ambiental Jalbas Benhur Garcia”, comentou a coordenadora, salientando que os alunos participaram também de um Dia de Campo, na empresa Roos. “As atividades diferenciadas e fora da sala de aula, é uma forma de fazer com que o estudante tenha a possibilidade de assimilar o que está aprendendo. Desta forma, consegue vislumbrar como será aplicado o conhecimento que ele está adquirindo no dia-a-dia”, conclui.

Para o professor de Introdução à Agricultura de Precisão, o engenheiro agrônomo Ricardo Fülber, o curso deve abrir inúmeras portas aos estudantes e fala da própria trajetória para mostrar como tal área lhe trouxe grandes oportunidades. Como aluno da faculdade de Agronomia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fülber passou a ser bolsista do Projeto Aquarius em 2004 – Projeto pioneiro no sul do Brasil, iniciado em 2000, através da parceria da UFSM com as empresas Massey Ferguson, Yara, Cotrijal e Stara, além da Fazenda Anna, com o intuito de desenvolver o ciclo completo de Agricultura de Precisão.

Depois de terminar a faculdade, em 2008, Fülber foi contratado pela Stara, onde é o coordenador do Centro de Treinamento de Agricultura de Precisão. “Não há sombra de dúvidas de que a experiência que eu tive como bolsista do Projeto Aquarius foi fundamental para atuar no cargo que ocupo hoje na Stara e também para que eu tivesse condições de me tornar professor de Introdução à Agricultura de Precisão”, ressalta.

Com a bagagem de conhecimentos que vem se formando desde os tempos de universitário, o engenheiro agrônomo também procura instigar os alunos para que se inteirem mais sobre o assunto tratado em sala de aula. Durante a Expodireto Cotrijal, Fülber motivou os alunos a realizarem uma visitar técnica na feira. Estandes de empresas que possuem equipamentos de agricultura de precisão foram visitadas, além de fomentar o contato dos estudantes do curso técnico com especialistas que atuam na área, em diferentes empresas. “Eles também estiveram no estande do Projeto Aquarius para conhecer a história do projeto e poder ter acesso aos embasamentos científicos que fundamentam o mesmo”, explica.

Ainda na época da Expodireto, o professor de Eletrônica Básica, Guilherme Silva de Oliveira, foi outro que levou os alunos para a feira e desenvolveu trabalhos didáticos relacionados à disciplina. Já no início do mês de junho, Guilherme também levou os alunos ao Centro de Treinamento da Stara, para a realização da primeira aula prática de eletrônica da turma. O Centro de Treinamento da Stara foi emprestado ao Poder Público para a realização das aulas práticas do curso técnico. As aulas no local devem se intensificar no próximo semestre.

A primeira etapa do curso já está sendo encerrada, porém antes dos estudantes entrarem em férias, terão uma palestra sobre Agricultura de Precisão com o professor da UFSM e coordenador do Projeto Aquarius, Telmo Amado. O evento está sendo promovido pela Stara e será realizado na Ulbra Carazinho, nesta sexta-feira.

O curso Técnico em Agricultura de Precisão foi desenvolvido por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque – através das Secretarias de Desenvolvimento e Educação – e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha. Conta ainda com o apoio da Indústria de Implementos Agrícolas Stara S/A,  Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Não-Me-Toque.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir