28 de junho de 2011 as 12:13 / Sem categoria

Começa oficialmente o Ano da Itália no Brasil em Não-Me-Toque

No segundo semestre de 2011 começam as comemorações do Ano da Itália no Brasil, que foi intitulado Momento Itália/Brasil. O período deve ser marcado por um calendário especial de eventos em todo o país, até meados de 2012, e a programação está sendo organizada pela Embaixada Italiana em Brasília.

Em Não-Me-Toque, o almoço dos italianos, organizado pelo Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo, neste domingo, dia 26 de junho, no CTG Galpão Amigo, marcou o lançamento do Ano da Itália no Brasil no município, já que esta é uma das etnias que colonizou o município de Não-Me-Toque.

O evento foi iniciado com uma missa em italiano, realizada pelo padre de Barra Funda, Domingos Pergher, contando com a participação de integrantes do grupo de italianos do município e com as canções do grupo “A Colteti”, de Maravilha, Santa Catarina.

Após um saboroso almoço, com muita polenta e macarronada – pratos típicos da culinária italiana – os presentes puderam conferir mais canções do grupo “A Colteti”, além das apresentações musicais do tenor Luiz Wiedthauper, que foi o campeão duas vezes do Fest’Itália, festival de cantos italianos de Palma Sola, Santa Catarina, e dos irmãos Grando, que ficaram em segundo lugar no último Fest’Itália.

Além da presença do prefeito Antônio Vicente Piva, que na oportunidade saudou os descendentes de imigrantes italianos, destacando a importância da etnia na formação da comunidade não-me-toquense, o Lançamento do Ano da Itália no Brasil contou com a presença do Agente Consular Italiano, de Passo Fundo e região, Ivânio Suzzin, e da organizadora do Fest’Itália, Odete Mingori.

O vice-presidente do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo, Lair Eduardo Magni Zanatta, disse estar muito satisfeito com a realização do evento, pois a comunidade de Não-Me-Toque prestigiou a festa. “Também recebemos diversos visitantes de outros municípios da região, do estado e de Santa Catarina”, frisou Zanatta. Ao todo, 430 cartões foram vendidos para o almoço de Lançamento do Ano da Itália no Brasil em Não-Me-Toque.