15 de junho de 2011 as 16:11 / Gabinete, Sem categoria

Piva participa do 1º Fórum de Sustentabilidade do Corede Alto Jacuí

Nesta segunda-feira, dia 13 de junho, o prefeito Antônio Vicente Piva participou em Cruz Alta do primeiro dia do 1º Fórum de Sustentabilidade do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Alto Jacuí. O evento ocorre no Campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e a programação é aberta para a comunidade acadêmica e sociedade regional, incluindo lideranças políticas.

Na oportunidade, Piva foi um dos palestrantes, juntamente com os prefeitos de Ibirubá e Saldanha Marinho, além do Deputado Federal Luiz Noé e do secretário adjunto estadual do Meio Ambiente e FEPAM, Élio Corbeline.

Iniciando as palestras, Élio dissertou sobre estratégias estaduais para gestão integrada de resíduos, bem como sobre a responsabilização dos municípios pelas licenças ambientais, que logo serão descentralizadas. Segundo o secretário, cada município tratará dos seus ativos e passivos ambientais em caráter definitivo, servindo a Secretaria Estadual apenas como órgão fiscalizador.

Na sequência, Dr. Piva fez um histórico da problemática de coleta e encaminhamento dos resíduos sólidos de Não-Me-Toque, bem como da preocupação das autoridades, inclusive do Ministério Público, com o destino do lixo não degradável (pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, etc.). Falou ainda sobre a reunião no parque da Expodireto Cotrijal, realizada no dia 7 de junho, onde foi explicado aos comerciantes e proprietários de indústrias do município, sobre a política da logística reversa, que consiste na devolução às fábricas e aos revendedores, dos produtos que não podem ser descartados no lixo comum. Também destacou a implantação de eco pontos para recolhimento de óleo de cozinha, que foram criados para que tal resíduo seja reutilizado na produção de outros produtos, como combustível e sabão.

O Fórum regional tem continuidade até dia 16 de junho, sempre à tarde e à noite, tratando de todas as questões relacionadas à destinação do lixo e sua gestão, pelos 16 municípios que fazem parte do Corede Alto Jacuí. Ao final, será elaborada uma carta de intenções, com vistas à definição de responsabilidades socioambientais regionais dos membros integrantes.