30 de maio de 2011 as 15:28 / Sem categoria

Zeskamp das Etnias diverte e integra membros das associações culturais

Os Zeskamp das Etnias, que foi realizado no último sábado, dia 28 de maio, como um dos eventos em comemoração ao Ano da Holanda no Brasil, contou com a participação da Associação Holandesa, do CTG Galpão Amigo, do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo e dos grupos alemães Immer Lustig und Durstig e Kulturell Gruppe Tanzen ist Leben. O grupo Unegro também foi convidado, porém, em função de um imprevisto, acabou cancelando a participação.

Em entrevista, um dos membros da Comissão Municipal do Ano da Holanda no Brasil, Willibrordus van Lieshout, explicou que esta programação foi realizada por ser uma gincana típica nos Países Baixos e nas colônias holandesas. “Todo ano as seis colônias holandesas do Brasil se reúnem numa de suas cidades para a realização dos Zeskamp, que é uma gincana cultural e esportiva, com diversas atividades e muito realizada na Holanda. Como forma de reverenciar o Ano da Holanda no Brasil, integrando as outras associações culturais do município, organizamos o Zeskamp das Etnias”, esclareceu Willibrordus.

E se a intenção era integrar os descendentes de diferentes origens em atividades divertidas, que demandassem disposição, trabalho em equipe e muito bom-humor, o resultado foi positivo, pois a tarde de sábado foi marcada pela alegria.

Às 13 horas foi iniciado os Zeskamp, com apresentação das equipes participantes. Após o prefeito Antônio Vicente Piva dar as boas-vindas aos grupos culturais e aos espectadores do evento, foi realizada a primeira tarefa da tarde: três baterias de questões culturais, de lógica e conhecimentos gerais. E a tarde se estendeu com atividades como corrida do saco, além de outras envolvendo raciocínio, trabalho em equipe, destreza, velocidade e equilíbrio.

A última tarefa do dia fez com que os participantes soltassem a imaginação para criar uma paródia que falasse da colonização e da integração cultural que formou o povo de Não-Me-Toque.

Mais tarde, foi realizado um jantar dançante promovido pela Associação Holandesa, no Salão Cristo Rei. Durante o jantar, foi divulgado o resultado do Zeskamp e entregue os troféus às equipes:

1º lugar: CTG Galpão Amigo;

2º lugar: Immer Lutig und Durstig;

3º lugar: Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo;

4º lugar: Associação Holandesa;

5º lugar: Kulturell Gruppe Tanzen ist Leben.

O prêmio para a melhor torcida foi uma caixa de cerveja, que foi conquistado pela torcida do Kulturell Gruppe Tanzen ist Leben.

A gincana cultural e esportiva, o Zeskamp das Etnias, foi realizado pela primeira vez por iniciativa da Associação Holandesa, da Comissão Municipal do Ano da Holanda no Brasil e da Administração Municipal de Não-Me-Toque. Contou com o apoio de todas as associações culturais do município e foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Sicredi.